
Ribeirão terá caratecas, técnico e fisioterapeuta no Mundial
Competição acontece na Alemanha, de 4 a 9 de novembro
A equipe de caratê de Ribeirão Preto (SME/Total Health/Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar) terá seis dos doze atletas da Seleção Brasileira no Mundial da modalidade, que acontecerá de 4 a 9 de novembro, em Bremem, na Alemanha.
Além deles, o técnico e o fisioterapeuta da equipe também são da cidade. Trata-se de um feito inédito na história do esporte local e nacional.
A convocação foi confirmada nesta segunda-feira (11), pelo técnico da Seleção Brasileira, Ricardo Aguiar, que também dirige a equipe de Ribeirão.
“Além dos seis que vão ao Mundial, temos um total de 11 atletas na Seleção, entre titulares e reservas, nas categorias sub-21 e adulto. Não fosse a confiança da Secretaria de Esportes e dos que apoiam esse grupo, esse trabalho de quase 10 anos não seria o mesmo. Só tenho a agradecer”, comemorou Aguiar.
Na Alemanha, o técnico comandará os caratecas ribeirãopretanos Douglas Brose (-60kg), Vinícius Figueira (-67kg), Milton Menezes (-75kg), Rogério Emerick (-84kg), Gilmarcos Bastos (por equipes) e Maike Steffen (-61kg), além dos outros seis da Seleção na categoria kumitê.Todos garantiram vaga através do ranking especial da modalidade, criado para classificar o melhor atleta do país em cada categoria. O fisioterapeuta será Alexandre Collucci.
"Estou muito contente com o trabalho desses atletas e a maneira como eles estão absorvendo as informações e orientações. A Seleção está em total evolução. Isso por causa do trabalho sério que a Confederação Brasileira de Karate está realizando”, concluiu Aguiar.
Venezuela
A última vaga da Seleção Brasileira no Mundial através do ranking especial veio da Venezuela. A atleta Maike Steffen, que compete pela equipe de Ribeirão Preto, carimbou o passaporte na última competição antes do fechamento do ranking.
Ela ficou em terceiro na Copa Simon Bolívar, em Caracas, e superou sua companheira Larissa Braga, do Rio de Janeiro, que também foi a repescagem, mas acabou sendo eliminada. A competição aconteceu no fim do mês de julho.
"Durante a mesma competição, eu me senti classificada e não por várias vezes. De acordo com as nossas lutas, isso mudava a classificada. Foram somente 20 pontos de diferença e, graças a Deus, consegui carimbar meu passaporte para o Mundial da Alemanha", comemorou Maike.
Além de Maike, quem garantiu vaga nos últimos instantes foi Gilmarcos Bastos. Por ter sido campeão brasileiro em 2013, o atleta que compete pelo time ribeirãopretano foi convocado ao lado do catarinense Edemilson Gutz para a competição na categoria por equipes.
Revide Online
Fotos: Divulgação/Martinez Assessoria
* Publicado em 11/08/2014