Risco antigo
Segundo especialista, rachadura pode prejudicar a qualidade do asfalto

Risco antigo

Há pelo menos cinco anos, rachadura em córrego da Avenida Francisco Junqueira traz prejuízo à estrutura do asfalto

Uma rachadura próxima aos canos do córrego Retiro Saudoso, na Avenida Doutor Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto, se agrava e preocupa motoristas que passam pela via, uma das mais movimentadas da cidade. O problema, que existe há pelo menos cinco anos, pode comprometer a estrutura do asfalto, segundo especialista. Já a Prefeitura diz que o local é monitorado.
O engenheiro Lucas Miranda, coordenador da Pós-Graduação do Centro Universitário Moura Lacerda, diz que a fissura, perto do viaduto da Avenida Independência, provoca uma erosão que pode prejudicar o asfalto e provocar graves acidentes na avenida. “Além de vistoria constante, o local precisa de uma obra urgente. Com o agravamento dessa rachadura, que é profunda, o asfalto da avenida pode ceder. Principalmente com as chuvas. Em um temporal mais forte, o risco é muito alto”, explica.

Por dia, segundo levantamento da Transerp, a Avenida Francisco Junqueira tem um fluxo médio de 2.800 veículos por hora, em horários de pico. “Esse impacto torna o problema ainda mais preocupante. Há cinco anos, era algo mais simples de resolver. Hoje, já é mais complicado e também terá custo mais elevado. Será preciso interditar parte da via, retirar o pavimento, concretar a rachadura e estabilizar. É preciso fazer uma obra definitiva no local”, diz.
Para Luis Augusto, o que falta é manutenção
De acordo com o mecânico Luis Augusto França, de 30 anos, o que falta no córrego é manutenção. “Você encontra rachaduras no rio inteiro. Não tem calçada coerente e proteção para os pedestres. As árvores não recebem manutenção e o problema fica se prolongando e agravando na rua. Com uma poda e manutenção correta já seria uma vantagem”, afirma.

O professor e engenheiro explica que outro risco é se a rachadura atingir as galerias, o que ainda causaria problemas em relação ao vazamento de esgoto no córrego.

Outro lado

Por meio de nota, a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura informou que a Secretaria de Obras Públicas monitora o problema e que já foi realizada uma vistoria no local.
Ainda segundo a nota, um projeto estrutural para o local já está pronto e está em andamento a licitação que vai contratar uma empresa para realizar o reparo no local. 

Compartilhar: