Sabor no copo

Sabor no copo

Encontrados em empórios e bares, os copos em que são servidos cada tipo de cerveja não são meros adereços: eles influenciam no aroma e no sabor da bebida

Tão variados quanto os próprios estilos de cervejas, os copos apropriados para servir cada um deles são um assunto à parte. Pelo formato e pelo tamanho, esses recipientes contribuem para reforçar os aromas e os sabores das bebidas. Segundo Tio Limongi, sommelier de cervejas e mestre cervejeiro, existem hoje aproximadamente 150 tipos de cerveja no mundo e muitos copos para elas. “Os copos influenciam muito na apreciação da bebida. As cervejas ácidas, por exemplo, ficam ainda melhores quando apreciadas em taças de champagne. Na caída na boca, a forma da taça vai encontrar o setor onde mais a língua reconhece a acidez. Por isso é importante beber cada cerveja no copo recomendado”, explica o mestre cervejeiro. 

Entre os copos mais usados, o Pint funciona como um coringa e é feito em duas versões: a inglesa tem capacidade para 570 ml e a americana, para 470 ml. “Este é o copo mais usado pelas cervejarias na atualidade. O recipiente, que também ajuda na retenção de espuma, é o mais apropriado para cervejas de teor alcoólico baixo ou médio”, explica o sommelier.
Ainda segundo Tio Limongi, a palavra “shoppen”, da qual deriva o conhecido “chope”, era usada para dar nome a uma vasilha de cerâmica de aproximadamente 500 ml usada para servir cerveja. A cerâmica ajudava a manter a bebida gelada e, por isso, era bastante utilizada. 

Cada um no seu lugar

Tio Limongi explica quais são os tipos de copos mais usados e os tipos de cervejas ideais para cada um deles.

1-Cálice
"Neste copo, a espuma da cerveja permanecerá por mais tempo e permitirá que os apreciadores bebam grandes goles. Geralmente as paredes do copo são finas. Para beber estilos belgas como dubbel, tripel, quadrupel, belgian IPA e Strong Ale."

2-Copo de IPA
“O meu favorito! Foi desenhado especialmente por duas marcas muito famosas nos Estados Unidos (Serra Nevada e Dogfish) por uma empresa alemã. Seu desenho permite apreciar do melhor jeito os perfis aromáticos das American IPA. Para beber American IPA e subestilos.”

3-Mug
"Este copo tem alça para segurar sem precisar tocar no vidro. Ajuda a manter a temperatura do copo e, geralmente, tem capacidade de 500 ml ou 1 litro. Para beber American Pale Ale, Irish Dry Stout e English Bitter."

4-Tulipa
"A forma de curva permite uma boa espuma e a captura dos aromas mais voláteis. Para beber Scottish Ale, Saison. Spicey beers e cervejas de guarda."

5-Sniffer
"Por ser mais fechada, é uma taça ideal para apreciar os aromas, até os mais voláteis. Para beber cervejas mais complexas e alcoólicas como Imperial Porter, Imperial Stout, Double IPA e Barley Wine."

6-Flute
“Assim como no champagne, a taça ajuda na carbonatação da bebida. Para beber Lambics, Flanders, Sours e Berliner Weisser."

7-Pilsner
"Possibilita a formação de uma boa espuma, além de permitir boa observação de cor e da carbonatação. Ideal para servir American Lagers, Pilsen e Blond Ale."

8- Weizen
"A diferença para o copo Pilsner é que tem curvaturas mais marcadas. Ideal para a espuma que as cervejas de trigo formam. Para beber Wheat Ale, Weizenbock e Dunkel."

Compartilhar: