Saúde do Homem
A partir dos 40 anos, o homem deve incrementar a prevenção, tanto do câncer como de questões de sexualidade
Em entrevista par ao portal da Revide, o médico urologista dr. Fernando F. G. Caldas comenta as questões referentes a Saúde do Homem que geram maior dúvida e preocupação. Confira!
De maneira abrangente, o que diferencia o cuidado com a Saúde do Homem e da Mulher?
Caldas - O tratamento médico sempre se baseia no diagnóstico o mais precoce possível, o que permite as maiores chances de cura. Assim, a prevenção das doenças devem estar inseridas no “hall” de preocupações tanto dos homens como das mulheres. Historicamente, as mulheres sempre se destacaram com relação a prevenção das doenças ginecológicas, especialmente no que diz respeito a mama e útero. Mais recentemente é que os homens tem sido despertados para a prevenção do câncer de próstata, que, mesmo esbarrando ainda no preconceito do exame de toque retal, vem crescendo muito o número de homens participantes de tal prevenção.
Quais os principais temas referentes à Saúde do Homem?
Caldas - Além da questão da próstata, muito falada e difundida nos meios de comunicação, também fazem parte da “Saúde do Homem” questões relacionadas a sexualidade, fator determinante quando se avalia a qualidade de vida de um indivíduo. Assim, sempre que um homem procura atendimento médico preocupado com sua saúde, deve-se avaliar estes fatores de forma ampla, com interrogatório e exames específicos, que estão inseridos na prática diária do médico urologista.
O Câncer de Próstata é o pior vilão da Saúde do Homem? Quais as estatísticas referentes? Quais outros tipos de problema existem?
Caldas - O câncer de próstata apresenta seu destaque, por ter se tornado o câncer de maior prevalência no homem, ultrapassando o câncer de pulmão, e perdendo apenas para tumores de pele, mas que apresentam uma morbidade e mortalidade muito baixas, quando comparados à patologia da próstata. A próstata tornou-se então a maior ameaça, por vezes letal, para o homem.
Como é possível prevenir?
Caldas - A prevenção do câncer de próstata deve ser feita pelo homem a partir dos 40 anos de idade, através da consulta com o urologista, que fará o exame de toque retal, complementado por um exame de sangue chamado PSA (Prostatic Specific Antigen). O toque retal, tão mistificado, é um exame rápido, feito em poucos segundos no consultório médico, e que permite ao urologista identificar a presença de um nódulo endurecido, ou área suspeita na próstata. Além disso, através da coleta de sangue e realização do exame de PSA, complementamos a prevenção. Assim, o paciente que faz a prevenção, com exame de toque e PSA normais, recebe a informação de estar livre da doença, devendo repetir o mesmo procedimento anualmente.
Como vencer o preconceito com relação ao exame de próstrata?
Caldas - A melhor forma de vencer o preconceito é com a informação. Na medida em que se conscientiza dos riscos que uma doença diagnosticada tardiamente pode representar para sua saúde e sua vida.
Quais os tratamentos mais indicados/adequados?
Caldas - Se na investigação, o toque e/ou PSA vierem alterados, deve ser realizado uma biópsia prostática, que vai confirmar ou não o diagnóstico de câncer. Assim, quando tal diagnóstico, mesmo que ruim, é feito precocemente, existem alternativas de cura, que passam preferentemente por procedimentos cirúrgicos ou radioterapia. Quando o diagnóstico é tardio, e a doença se encontra avançada, ainda restam opções terapêuticas paliativas, que incluem a hormonioterapia, nos casos em que não se pode mais alcançar a cura do paciente, mas que podemos estabilizar a doença por anos, evitando sua progressão e consequências drásticas para a saúde.
Com relação à sexualidade, quais os problemas mais comuns e como enfrentá-los?
Caldas - A sexualidade do homem também representa um grande tabu. Existem poucos trabalhos científicos que abordam o tema de forma abrangente. Dentre eles, um trabalho feito no Brasil em 2007, onde foram interrogados mais de 10.000 indivíduos acima de 40 anos, e que revelou uma prevalência de alguma dificuldade de ereção, da ordem de mais de 40% dos entrevistados, sendo que 12% queixavam-se de uma limitação moderada a completa. Trata-se portanto de um contingente muito grande de indivíduos, e acredita-se que apenas cerca de 10% deles procurem um atendimento médico. Isso é um grande erro, pois grande parte dos problemas podem ser esclarecidos, com uma simples consulta médica, sendo acrescida dos exames e tratamentos necessários para cada um, que vão desde orientação psicológica, medicações orais e até cirurgias, quando necessárias.
A pártir de que idade é mais comum o homem aumentar os cuidados com a Saúde? Por que?
Caldas - A partir da quarta década da vida, o homem deve incrementar suas prevenções, tanto no que diz respeito ao câncer, como questões de sua sexualidade. Isso se deve a alterações hormonais que o homem passa a ter a partir desta idade, bem como ao processo de envelhecimento natural, peculiar a todo ser humano. Assim, como mensagem final, devemos evitar a auto-medicação, sem avaliação médica! A procura por um profissional idôneo, pode trazer para o paciente um horizonte nunca imaginado, trazendo esclarecimento, segurança e tranquilidade, para que cada um possa prosseguir sua longa jornada, sempre com saúde e realizações.
Revide Online