Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde

Coordenadora diz que as faltas atrapalham o andamento das unidades

A equipe de profissionais responsáveis pela atenção básica da Secretaria de Saúde deve apresentar, nos próximos dias, ao secretário Stênio Miranda, um estudo sobre as ferramentas disponíveis para evitar que os pacientes faltem às consultas agendadas.

No mês de agosto, em toda a rede de saúde, considerando as especialidades como neurologia, cardiologia, otorrinolaringologia, entre outras, além dos exames como mamografia, Raio-X em ortopedia e odontologia, foram ofertados 125.146 atendimentos e, desse total, foram registradas 36.127 faltas, ou seja, 28% de abstenção.

“Estamos terminando um relatório que será entregue nos próximos dias ao secretário, onde apresentaremos algumas soluções para chamar esse paciente e evitar que ele falte numa consulta agendada ou num exame”, disse a enfermeira Ilka Barbosa Pegoraro, coordenadora do Programa de Atenção Básica da SMS.

Em princípio o relatório se concentra em três propostas: enviar cartas com antecedência para a casa do usuário para lembrar data e horário da consulta ou exame, enviar mensagens pelo celular e aproveitar as visitas das Agentes Comunitárias de Saúde às casas para fazer o contato e lembrar o paciente. “Hoje a Secretaria de Saúde usa a carta como instrumento para avisar ao usuário para buscar na unidade ou na sede administrativa o encaminhamento para exames ou internações para cirurgias e a ampliação desse serviço pode ajudar a resolver o grande percentual de faltas à consultas na rede”, reforçou a enfermeira.

A coordenadora do programa lembrou ainda que as faltas atrapalham o andamento das unidades. “Deixamos de atender mais pessoas que precisam e esse paciente que não comparece à consulta, não combate seus problemas de forma preventiva, que é o papel da atenção básica e acabam, posteriormente, congestionando as unidades de Pronto Atendimento. Precisamos trabalhar sempre preventivamente”, reforçou.

Fonte: Prefeitura Municipal
Foto: Carlos Natal

Compartilhar: