
Seja Sangue Bom
Campanha dos bombeiros em Ribeirão Preto propõe contribuir com a doação de sangue
A Campanha Bombeiro Sangue Bom é um projeto realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo que tem por objetivo conseguir o maior número de doações voluntárias de sangue durante um mês de julho.
Iniciada em 2003, a campanha chega ao final de sua 9ª edição. De acordo com o tenente Mauricio Ferreira de Menezes, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, a Campanha Bombeiro Sangue Bom se tornou um projeto tradicional em Ribeirão Preto. “A Campanha é realizada em parceria com diversas empresas e órgãos públicos e particulares, tentando aumentar ainda mais o número de doações”, comenta.
Segundo dados do Hemocentro o número de bolsas de sangue fica abaixo dos 30% no mês de julho, no entanto o projeto realizado pelo Corpo de Bombeiros tem ajudado a mudar essa realidade.
“Por causa das férias e do frio, as pessoas deixam de doar. Mas com o Bombeiro Sangue Bom conseguimos melhorar bastante as doações”, revela Miriam Castanheira, gerente de comunicação do Hemocentro.
A adesão da população ribeirãopretana é tamanha que, desde julho de 2010, a Campanha Bombeiro Sangue Bom entrou para o calendário oficial de eventos da cidade, tornando Ribeirão Preto a primeira cidade a oficializar a data.
Em nove anos, a Campanha Bombeiro Sangue Bom repercute positivamente no município e, segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, houve um notável aumento no número de doações em todo o estado, saltando de 2.576 doações para mais de 29 mil.
Ao final da campanha, o Corpo de Bombeiros promoverá uma corrida e uma caminhada – de 5 km e 10 km –, que este ano será realizado no dia 19 de agosto, saindo da Avenida Paschoal Innechi, em Ribeirão Preto. Quem doar durante a campanha, não precisará pagar a taxa de inscrição. Para isso, basta levar um comprovante da boa ação, que será entregue após a doação sanguínea.
Quem pode doar
A doação é um gesto simples e que pode salvar muitas vidas. Entretanto, há alguns requisitos para ser um doador de sangue:
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Alimentar-se bem antes de doação (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes);
- Pesar mais de 50 kg;
- Gestantes podem doar sangue três meses após o parto;
- Gripados devem esperar uma semana para doar;
- Pessoas que fizeram tatuagem devem aguardar um ano;
Para doar, basta comparecer ao Hemocentro e Banco de Sangue da USP-RP das 7hs às 13hs, Banco de Sangue do Hospital São Francisco das 7hs às 17hs e Hospital São Lucas das 7hs às 14hs e ter em mãos o documento de identidade original com foto.
Quem não pode doar
- Pessoa com idade inferior a 16 anos ou superior a 67 anos.
- Pessoa com peso inferior a 50 kilos.
- Pessoa que estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.
- Pessoa que estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
- Pessoa que estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.
- Pessoa que estiver com febre no dia da doação.
- Mulher grávida.
- Mulher que estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
- Pessoas que tiveram Hepatites B, C e D após os dez anos de idade, Doença de Chagas, Malária ou dependentes químicos não podem doar sangue;
Revide On-line