Sem filtros
Usuários do BeReal têm dois minutos para postar sua foto

Sem filtros

Novo aplicativo, BeReal, ganha popularidade entre os jovens pela proposta de mostrar a realidade sem filtros

Dois minutos. Esse é o tempo para tirar uma foto na rede social BeReal. A proposta da nova plataforma é que os usuários postem fotos do que estão fazendo no momento, mas com um detalhe: sem filtros. Há duas semanas, o estudante de Jornalismo, Arthur Santos, começou a utilizar o aplicativo. “Depois que um grupo de amigos me falou sobre o aplicativo e o descreveram como uma rede social em que você posta o que está fazendo na hora que ela pede. Senti a curiosidade de ver como seria”, conta Santos.

 

 

O professor especialista em Mídias Digitais e presidente da APP Ribeirão, Eduardo Soares, explica que no BeReal o usuário é notificado para entrar no aplicativo em um determinado momento do seu dia, abrir as duas câmeras e postar essas duas fotos ao mesmo tempo. “Uma foto com a câmera apontada para o que ele está vendo e a outra, estilo selfie, com a câmera voltada para seu rosto. A ideia é mostrar o que você vê e seu rosto sem filtro, de modo que seja mostrada a realidade”, esclarece o professor. Além disso, o software disponibiliza duas formas de interação, por meio de comentários e a novidade dos “RealMojis” – reação com uma foto do seguidor nas categorias dos emojis feliz, surpreso, apaixonado etc.

 

 

No entanto, o novo programa tem uma outra condição. Caso o usuário não poste sua foto diária, também não poderá ver o que os outros postaram. Para Arthur, tem sido difícil acompanhar o horário exato que o aplicativo pede a postagem. “Na maioria das vezes é no horário noturno, entre 20h e 22h, e este horário estou na faculdade. Percebo que a maior parte das pessoas que sigo raramente postam no horário exato que o BeReal pediu”, comenta o estudante.

 

Recentemente, Ana Beatriz Fogaça, formada em Direito, entrou na onda do aplicativo depois de ser convencida por uma amiga. “No primeiro momento não entendi muito bem qual era o intuito, mas ele é bem intuitivo e consegui me adaptar fácil”, relata. De acordo com ela, ainda existe dificuldade ao publicar fotos na hora, sem nenhuma edição ou filtro, o que é o diferencial das outras redes sociais. “É possível ter uma visão muito mais real dos seus amigos. Muitos postam no trabalho, estudando, acabando de acordar e essa interação é muito legal. Poder compartilhar de forma espontânea o seu dia a dia, de maneira natural e sem edições é algo incomum atualmente. Acredito que por isso as pessoas estão gostando tanto desse novo app”, declara Fogaça.

 

 

O BeReal está em primeiro lugar das redes sociais da AppStore e mais de cinco milhões de pessoas já fizeram o download pelo GooglePlay. Apesar da fama, o especialista em mídias sociais aponta que tudo isso pode se tratar apenas de um hype, assim como o Clubhouse – aplicativo de bate-papo por áudios que, quando lançado, todos baixaram, mas depois caiu em desuso. “Não acredito nem de longe que ele vai ameaçar o Instagram ou o Tik Tok, que são os queridinhos do momento, mas será uma boa saída para quem, inclusive, discorda da forma como as redes sociais são utilizadas”, conclui.

 

NOÇÃO DE USO

 

Em uma época em que os filtros distorcem os padrões de beleza, o BeReal pode trazer pontos positivos. “Aproximar-se da realidade e minimizar as idealizações fantasiosas que outras redes sociais podem promover”, destaca a psicóloga Natália Gallo Mendes Ferracioli. Para ela, as redes sociais são um palco no qual as pessoas normalmente expõem seu melhor ângulo, e geralmente maquiadas, nas várias esferas da vida. “Tentar promover uma aproximação com os bastidores dos amigos e conhecidos pode ser algo bastante benéfico. Alguns apostam até que a banalização das atividades cotidianas pode fazer com que todos pareçam chatos”.

 

 

Por outro lado, Natália aponta que até mesmo bastidores e vivências penosas podem começar a ser glamourizadas somente pela simples exposição em uma rede social. “A idealização do insalubre, do banal e do corriqueiro é algo que pode acontecer com o uso do novo aplicativo. Além disso, alguns usuários do BeReal poderão ficar extremamente preocupados e atentos ao celular para não perderem o momento da notificação”, sugere a psicóloga. “Podem também, neste sentido, começar competições de quem seria mais real por nunca atrasar as postagens, nem fazer mais do que uma tentativa de tirar a foto”, complementa.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: