Slow Brew começa neste sábado

Slow Brew começa neste sábado

Festival de cervejas artesanais terá programação variada


Começa na manhã deste sábado, dia 1º, o Festival & Degustação de Cervejas Artesanais – Slow Brew Brasil, que será encerrado no domingo. A expectativa dos organizadores é movimentar R$ 1,5 milhão nos dois dias do evento em Ribeirão Preto.

Um dos objetivos, segundo Kátia Pereira, curadora do festival, é estimular a abertura de novos negócios na região, pois Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas no mundo com total de 13,4 bilhões de litros. “As microcervejarias respondem por 130 milhões de litros e têm faturamento próximo a R$ 2 bilhões”, diz a curadora.

No dia 1º de novembro, o evento reunirá cerca de 60 expositores em uma feira, no Centro de Eventos Taiwan (Rodovia Ribeirão Preto-Bonfim Paulista), das 10h às 20h. Neste dia os visitantes poderão degustar à vontade 116 rótulos de 32 cervejarias, somando mais de 36 estilos. A trilha sonora ficará por conta das bandas Senhor X (rock), Paulo Meyer & The Thunderheads (blues) e Márcio Rocha Quarteto (blues).

Para o segundo dia, 2 de novembro, que será  no Centro Universitário Moura Lacerda – Unidade Campos Elíseos, estão confirmados 21 conferencistas mestres cervejeiros de vários lugares do País e também da Alemanha, Bélgica e Estados Unidos para falar no ciclo de palestras.

O ciclo de palestras está agendado das 10h às 13h30, e o acesso da instituição para o público inscrito será pela Rua João Ramalho 507. Na ocasião a equipe organizadora divulgará os três cervejeiros ganhadores do Concurso Homebrew, com 66 participantes inscritos.

Novos rótulos

As cervejarias ribeirãopretanas estão apostando no primeiro festival de cervejas artesanais da cidade para fixar a marca dos rótulos já existentes e lançar novos. As cervejarias locais - Colorado, Lund e Invicta - terão 12 rótulos no festival.

A Lund vai fazer um lançamento durante o Slow Brew Brasil. E também levará a Lund Dunkel (munich dunkel), Lund Hefe-Weizen (Weissbier) e Lund pilsen (german pilsner).

A cervejaria Invicta apresentará os rótulos 1000 IBU (Imperial IPA), Damiana (Bavarian IPA), Invicta Imperial (Imperial IPA) e  Six o Clock (American IPA). 

E a Colorado levará a Appia (Honey Wheat), Demoiselle (Coffee Porter), Indica (American IPA) e Vixnu (Imperial IPA).

Além da Lund, outras três cervejarias farão lançamentos. A Landel, de Campinas (SP), Ouropretana, de Cachoeira do Campo (MG), e Suméria, de Santo André (SP) não revelaram os estilos das novas cervejas, para fazer surpresa aos 4.500 mil participantes.

“A expectativa é grande para o lançamento dessas cervejas. Estamos contentes pela confiança dessas quatro cervejarias em aguardar o Slow Brew Brasil para fazer o lançamento dos novos rótulos”, afirma Kátia Pereira.

Motoclubes

Motoclubes de vários lugares do Brasil vêm a Ribeirão Preto para o Slow Brew Brasil. Cerca de 40 motociclistas sairão de São Paulo e 60 de Brasília, todos uniformizados. Também participam do evento as caravanas de Franca, Bauru e Belo Horizonte.

Diversos profissionais do setor gastronômico e cervejeiro participarão do primeiro festival de cervejas artesanais. Para estimular a abertura de novos negócios do ramo na região, os organizadores do Slow Brew Brasil reuniram 8 empórios para uma feira que acontece no 1º dia do evento, paralelamente à degustação de cervejas, que será dia 1º de novembro, no Centro de Eventos Taiwan.

Os organizadores do Slow Brew Brasil disponibilizaram serviço de ônibus gratuito nos hotéis conveniados. Os participantes podem utilizar o serviço para o traslado até o Centro de Eventos Taiwan.

Números do Slow Brew Brasil
37,30% das pessoas que se cadastraram no site do festival ficarão hospedadas em hotéis da cidade.
Dessas, apenas 12,81% retornam para casa no primeiro dia.
70,59% do público são do sexo masculino.
88,7% dos participantes são consumidores, 8,0 homebrewers, 0,2% fornecedores, 0,8% donos de empórios e 2,3% não responderam.
32 cervejarias: Baden Baden, Backer, Blondine, Brotas, Brasília, Colorado, Cevada Pura, Dortmund, Furstbier, Germânia, Hoffen, Insana, Invicta, Karavelle, Klaro, Klimek, Kud, Landel, Lund, Nacional, Ópera, Ouropretana, Peripécia, Sauber Beer, Suméria, Taberna do Vale, Tupiniquim, Urbana, Walfanger, Way e 961 Beer.
21 palestrantes.
A Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG/RP) apoia o evento que, além das degustações e da feira, promoverá no ciclo de conferências uma palestra sobre agricultura voltada para a produção de maltes.

Revide Online
Fotos: Divulgação

* Publicado em 31/10/2014

Compartilhar: