
TEC MED: Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Nesta semana a médica neurologista Patrícia Aprobato Marques fala sobre o AVC
O QUE É?
O AVC é caracterizado por alguns sintomas neurológicos que iniciam subitamente, acometendo algum território cerebral irrigado por um vaso. Podemos comparar o cérebro a uma fazenda. Em cada região, temos plantações diferentes. O AVC é uma falha no sistema de irrigação. Sem receber água, a plantação da área afetada morre. Sem receber os nutrientes que chegam pelo sangue, os neurônios entram em sofrimento. Com isso, as funções comandadas pela região comprometida podem apresentar danos permanentes.
ISQUÊMICO x HEMORRÁGICO
O isquêmico é quando acontece uma obstrução total ou parcial do fluxo de sangue para o cérebro. O hemorrágico é quando o vaso rompe e o sangue extravasa para o cérebro.
PREVALÊNCIA
Uma em cada quatro pessoas no mundo vai ter um AVC. A prevalência é maior acima dos 65 anos, mas chama a atenção a ocorrência crescente em pacientes mais jovens.
FATORES DE RISCO E SINTOMAS
No AVC hemorrágico, a principal causa primária é a hipertensão arterial. No AVC isquêmico, temos os fatores de risco não modificáveis, como idade e histórico familiar. Felizmente, 90% dos fatores são modificáveis. Hipertensão, tabagismo, sedentarismo e obesidade estão entre eles. Os sintomas mais evidentes são fraqueza, diminuição da sensibilidade de um lado do corpo ou de algum membro, boca torta, alteração de fala, dor de cabeça que já começa muito intensa e confusão mental. O recomendado é buscar assistência médica imediatamente.