Tempo de vistoria

Tempo de vistoria

População questiona segurança de motoristas e pedestres depois de desabamento de ponte

Prestes a completar uma semana do desmoronamento da ponte entre as avenidas Francisco Junqueira e Plínio de Castro Prado, a Secretaria de Obras Públicas e Particulares de Ribeirão Preto garante que vai iniciar vistorias em outras pontes localizadas na cidade.

A ponte, que desabou no último domingo (4/11), foi construída há 50 anos e não passou por nenhuma manutenção desde então. Segundo o secretário de obras públicas Abranche Fuad Abdo a ponte não foi vistoriada anteriormente, pois não apresentava sinais de desgaste. “A ponte cedeu de uma hora para outra, e não detectamos sinais de rachaduras, deformações ou fissuras. Acreditamos que o motivo do desabamento seja porque o muro de arrimo perdeu atrito na base e escorregou”, comenta.

Além do tempo, fatores como escoamento de água da chuva, a falta de manutenção, excesso de carros e esgoto contribuiu de certa forma com a queda da ponte que era amparada pelo muro de arrimo do córrego Retiro Saudoso.

Após o incidente, o secretário garantiu que outras pontes erguidas na mesma época serão vistoriadas. “Infelizmente não tínhamos como prever a queda da estrutura, agora vamos iniciar as vistorias de outras estruturas para garantir a segurança da população”, frisa Abranche.

“A queda da ponte foi um alerta para os órgãos responsáveis iniciarem manutenções periódicas na infraestrutura da cidade. Quem sabe assim nos sentimos um pouco mais seguros no trânsito”, exclama o projetista Ricardo Santos.

Conheça o caso
A estrutura localizada na região Central de Ribeirão Preto, cedeu no inicio da noite do último domingo, 4 de novembro, provocando congestionamento na Francisco Junqueira sentido Centro.

Um desvio foi improvisado e a demolição do que sobrou da estrutura está marcada para a próxima segunda-feira. De acordo com Abranche uma equipe de engenheiros já se reuniu para definir o projeto para a construção da nova ponte. “O contrato possui molde emergencial e o prazo estimado para a entrega da nova ponte é entre 90 e 120 dias”.

Ainda segundo o secretário durante as obras não haverá interdição de faixas da avenida e o trânsito será controlado por agentes em três pontos até que a situação seja normalizada.

Revide on-line

Compartilhar: