Teste de desempenho

Teste de desempenho

O Instituto de Zootecnia realiza avaliações para identificar animais geneticamente superiores quanto ao potencial de crescimento

De 8 de maio a 23 de outubro, o Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, em Sertãozinho, realiza duas importantes avaliações para identificar animais geneticamente superiores quanto ao potencial de crescimento. Ferramenta essencial na avaliação de rebanhos de corte, a Prova de Ganho de Peso (PGP) do IZ também oferece ao criador da raça Nelore a oportunidade de avaliar a eficiência na conversão de alimentos por meio do estudo de Consumo Alimentar Residual (CAR).

Os produtores interessados em participar da prova deverão enviar seus animais para o IZ, com os atestados exigidos pela Vigilância Sanitária, de 30 de abril a 4 de maio. Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo, coordenadora do programa e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte do IZ, explica que a prova é um teste de desempenho individual  que utiliza um índice específico (IPGP) na avaliação dos animais. A técnica leva em conta o ganho diário e o peso final padronizado em 378 dias de confinamento. 

Já o CAR, segundo a pesquisadora, consiste em um teste de desempenho individual em que é avaliado o consumo e o ganho de peso diário de cada animal. O estudo possibilita a identificação de representantes que, para o mesmo ganho de peso, consomem menos alimento, diminuindo os custos de produção e tornando o sistema mais sustentável. “É um processo de eficiência comprovada para seleção de reprodutores, fazendo com que animais que se destacam nesses atributos possam transmitir, com grande probabilidade, essas características a seus filhos”, aponta a pesquisadora. 

As vagas para a avaliação do CAR são limitadas. Poderão participar animais que alcançarem desempenho elite e superior na PGP 2012, em Sertãozinho, e animais participantes de outras provas de desempenho. O Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte do IZ fica no km 94 da rodovia Carlos Tonanni (SP 333). Mais informações pelos tels.: (16) 3491.6156, 3491.6157, no www.iz.sp.gov.br.

IZ mantém normas rígidas de participação

De acordo com o regulamento, os pecuaristas podem inscrever no mínimo, 20 animais por grupamento genético ou raça, de pelo menos dois criatórios. Os animais enviados à PGP deverão ser nascidos de 15 de agosto a 15 de novembro de 2011 e controlados pelas respectivas associações, comprovado por cópia do Certificado de Controle. Deverão ser identificados a fogo, de maneira clara e em local visível, bem como acompanhados de atestados de vacinações contra carbúnculo sintomático e aftosa, além de exame negativo para brucelose, tuberculose e certificado de controle da ABCZ ou cópia da Comunicação de Nascimento (CDN), bem como com informações sobre peso ao nascer.

A classificação dos animais é feita em função do ganho de peso ocorrido dentro de cada raça ou grupamento genético, obedecendo a média e o desvio-padrão do Índice de Desempenho da PGP (IPGP). Os animais são classificados em seis categorias: elite, superior, mediano, regular, comum e inferior. Essa classificação permite ao criador conhecer os animais de seu plantel com potencial genético superior, para caracteres pós-desmame.

A Nota Fiscal do produtor deverá ser na forma de simples remessa para participação dos animais na Prova de Ganho de Peso, com posterior retorno à origem. Para preenchimento da Nota Fiscal os dados do destinatário são: Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho - Rodovia Carlos Tonanni - km 94 - SP 333, Sertãozinho, SP - CNPJ: 46.384.400/0168-19 – Inscrição Estadual: 664.066.620.112.

Normas de execução
- Cada raça ou grupamento genético deve participar com no mínimo 20 animais provenientes de, pelo menos, dois criatórios.
- A constituição do grupo contemporâneo de animais de cada raça ou grupamento genético participante deve ser de responsabilidade da respectiva Associação de Criadores. Sugere-se uma pré-seleção dos animais ao desmame com base em controle de desempenho, no intuito de reduzir variações excessivas de pesos de entrada e ao mesmo tempo permitir uma maior eficiência de identificação de genótipos superiores, para características de crescimento, dentro do grupamento genético;
- Os animais devem pertencer ao sexo masculino, ser inteiros, com nascimentos entre 15 de agosto a 15 de novembro de 2006;
- Os animais devem ser enviados à Estação Experimental acompanhados do controle de registro genealógico, emitido pela respectiva Associação de Criadores incluindo informação de peso ao nascer, e com os atestados de vacinação e exames sanitários pertinentes;

PGP 2011
Na PGP 2011, participaram 67 animais da raça Nelore; 22 animais da raça Gir; 62 animais da raça Caracu; e 34 animais da raça Guzerá. A novidade foi a participação de animais da raça Simental, representados por 22 animais de cinco criatórios dos proprietários Antonio Carlos de Oliveira; Paulo de Castro Marques; David Jesus Gil Fernandez;Mario Coelho Aguiar Neto; Marisa de Barros Saad; Rafael Munoz Gaeta; e Sérgio Vieira Attie.

Os sete garrotes da categoria “elite” da raça Nelore alcançaram média de 915 gramas de ganho de peso diário e 362,7 kg de peso aos 378 dias. O campeão foi um garrote do IZ da Fazenda de Sertãozinho (SP), com 1000 gramas de ganho de peso diário e 1000 kg de peso final aos 378 dias. O primeiro animal classificado, de propriedade particular, é de Flávio Augusto Carvalho Vilela que ficou em 9º lugar e o primeiro animal de José Augusto Carvalho Vilela se posicionou em 18º.
Na categoria “elite” da raça Gir, quatro garrotes atingiram a média de 661 gramas de ganho de peso diário e 289,7 kg de peso final aos 378 dias. O animal vencedor é o filho do Folhudo do IZ, com ganho de peso diário de 661 gramas e peso final de 309,5 kg aos 378 dias.

Já a categoria “elite” da raça Caracu (seis animais) alcançou 1001 gramas de ganho de peso diário e 383,1 kg de peso final aos 378 dias. Um garrote do IZ apresentou o melhor desempenho, com 1036 gramas de ganho de peso diário e 384,1 kg de peso final aos 378 dias.

A raça Guzerá, na categoria “elite”, classificou oito animais que atingiram 774 gramas de ganho de peso diário e 344,7 kg de peso final aos 378 dias. O vencedor foi um animal do IZ, com 813 gramas de ganho de peso diário e 339,0 kg de peso final aos 378 dias.

Na raça Simental, novidade este ano, a média geral foi de 1013 gramas de ganho diário e 403,8 kg ajustados aos 378 dias, sendo que na categoria “elite”, quatro animais atingiram 1317 gramas de ganho de peso diário e 470,3 kg de peso final aos 378 dias. O vencedor foi um animal do criador Mario Coelho de Aguiar Neto, com 1438 gramas de ganho de peso diário e 450,5 kg de peso final aos 378 dias.

SERVIÇO
62ª Prova de Ganho de Peso
Início da prova: 30 de abril a 4 de maio - entrada dos reprodutores no Centro de Pesquisa Pecuária de Corte (Sertãozinho-SP)

Calendário da 62ª PGP 2012
30 de abril a 4 de maio: entrada dos animais
08 de maio: pesagem inicial do período de adaptação
03 de junho: pesagem final do período de adaptação e inicial da Prova
28 de agosto: pesagem intermediária da Prova
23 de outubro: pesagem final da Prova

Fonte: Instituto de Zootecnia (IZ)


Textos: Rose Rubini
Colaboração: Renata Costa
Fotos: divulgação IZ

Compartilhar: