Teste rápido para HIV
Ônibus “Viação Móvel” esteve na praça XV com profissionais do programa de DST/AIDS para orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis
Profissionais do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais estiveram na Praça XV de Novembro, na região central da cidade, no último sábado, dia 27, das 8h às 14h, distribuindo materiais educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e fazendo o teste rápido para HIV.
A programação fez parte da campanha estadual “Fique sabendo” que acontece até dia 1º de dezembro, quando é lembrada mundialmente a luta contra a AIDS. O objetivo é intensificar a busca de pacientes que nunca fizeram testes para doenças sexualmente transmissíveis.
A campanha começou oficialmente no último dia 16 de novembro pelo Centro de Referência da Vila Virgínia e vem acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Unidades Distritais de Saúde e Unidades de Atendimento Especializado, com a participação dos servidores sem, entretanto, atrapalhar a rotina das Unidades. “Os gerentes indicaram um profissional de sua unidade para ser o responsável técnico pela campanha em sua área de abrangência. Todos participaram de uma reunião preparatória e receberam materiais educativos, planilhas para envio dos dados ao Programa e também foram treinados a organizar o fluxo organizacional da campanha, que contém, desde orientações de acolhimento e aconselhamento do usuário, até a coleta de materiais, armazenamento e envio de amostras que serão processadas no laboratório municipal”, explicou a coordenadora do Programa, a enfermeira Fátima Regina de Almeida Lima Neves.
As DSTs são infecções que acometem a área genital e são transmitidas durante o ato sexual. Quando não tratadas adequadamente, podem trazer sérias conseqüências, tais como infertilidade, doenças neonatais, gravidez ectópica e câncer ano genital.
Fonte: Prefeitura Municipal
Foto: Tiago Morgan