
Torcida em festa
Adolescentes se preparam para torcer pelo Brasil na Copa 2010
Texto: Mariana Secaf
Fotos: Beto Baptista
Antes mesmo da abertura da Copa, os amigos Guilherme, Gustavo, Amanda e João Paulo já se reuniram para programar como acompanharão os jogos da Seleção Brasileira de futebol. A camiseta verde a amarela, as cornetas e as bandeiras fazem parte do arsenal de acessórios que os torcedores fanáticos carregam para todo lado.
A expectativa para a conquista do hexacampeonato é grande, principalmente para Gustavo Atolphi, de 13 anos, que gostou das escolhas do técnico Dunga para a Seleção. “O Dunga foi muito sensato na convocação e selecionou aqueles jogadores que, na opinião dele, vão jogar com mais garra. Podemos nos surpreender com esse time”, declara o fanático por futebol. O amigo Guilherme Germano, de 12 anos, ficou apenas surpreso com a convocação do atacante Grafite, selecionado para o lugar que todos apostavam ser de Adriano, ex-atacante do Flamengo.
Apesar da pouca idade, os torcedores se lembram bem da última Copa do Mundo, realizada na Alemanha em 2006. “Chorei muito quando perdemos para a França nas quartas de final”, assume Gustavo, que na época assistia ao jogo em casa com a família. Segundo o torcedor fanático por futebol, ele lembra também, mesmo que vagamente, do ano em que o Brasil conquistou o pentacampeonato.
Para quem acha que futebol é assunto de menino, Amanda Marzola, de 13 anos, discorda. Atenta a todos os acontecimentos que envolvem o time brasileiro, a estudante aguarda ansiosa a partida inicial do time do país, que acontece dia 15 de junho. “Muitos amigos acham que menina não entende nada de futebol. Todos somos brasileiros e nascemos torcendo pelo nosso time”, declara a estudante, que tem como jogador preferido o Kaká.
Vibrando antes mesmo de a bola rolar na África do Sul, o estudante João Paulo Grossi, de 13 anos, declara que os jogos mundiais podem se tornar um programa em família. “Na minha casa, ficamos reunidos para torcer pelo Brasil a cada partida. É muito gostoso”, declara. O que mais atrai esses jovens na Copa é a união de todos os torcedores. Apesar de Gustavo torcer pelo Palmeiras, Amanda pelo São Paulo e outros colegas para outros times, no Mundial, todos criam expectativas em relação à mesma equipe.
Apesar da confiança, Guilherme acha que a Holanda tem muita chance de conquistar o título mundial de 2010. “O time deles está bem formado e forte. Eles têm tudo para ter sucesso na África”, prevê o adolescente. Gustavo acredita que o Brasil tem grandes chances de estar entre os quatro melhores do mundo. “Os jogadores brasileiros são muito confiantes, o que pode atrapalhar muito na hora dos jogos. Quem sabe os convocados de Dunga podem mudar essa imagem”, afirma o jovem, que acredita na vitória brasileira na Copa de 2014.
Patriotas, os estudantes já confeccionaram bandeiras, camisetas verdes e amarelas e até mesmo pinturas na rua para apoiar o time querido. “É importante se orgulhar do país sempre, não só na Copa”, conclui Amanda.
A abertura da Copa de 2010 será no dia 11 de junho, às 16h. O primeiro jogo do Brasil, que está no Grupo G, acontecerá no dia 15, contra a Coreia do Norte, às 15h30. Se o Brasil passar pela primeira fase, seguirá para as quartas de final ao lado dos outros sete classificados, até que os dois finalistas se enfrentem na final, no dia 11 de julho, às 20h30, no Soccer City Stadium, em Joanesburgo.
Confira a lista oficial dos jogadores convocados pelo brasil para disputar a Copa do Mundo 2010
Goleiros:
Julio César
Gomes
Doni
Laterais:
Maicon
Michel Bastos
Daniel Alves
Gilberto
Zagueiros:
Lúcio
Juan
Luisão
Thiago Silva
Meias:
Felipe Melo
Elano
Gilberto Silva
Kaká
Josué
Ramires
Júlio Baptista
Kléberson
Atacantes:
Luís Fabiano
Robinho
Nilmar
Grafite
Programe-se para acompanhar os primeiros jogos do Brasil
15/6 - 15h30
Joanesburgo
Brasil x Coréia do Norte
20/6 - 15h30
Joanesburgo
Brasil x Costa do Marfim
25/6 - 11h
Durban
Portugal x Brasil