Tradição premium

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Com 37 anos de história, o Passat se coloca no mercado nacional como um modelo sedã de alta performance e sofisticação

Produzido desde 1973 pela Volkswagen, o Passat sempre foi um dos modelos mais importantes da montadora. Pertencente à categoria dos sedãs médios, entrou no mercado para conquistar admiradores de espaço, conforto e potência e se coloca entre as melhores opções de veículos da marca, como Golf, Jetta e Phaeton.

Produzido na fábrica da Volkswagen em Emden, Alemanha, o Passat, como é chamado no mercado europeu, também já teve outros nomes, tais como Dasher, Santana e Quantum, principalmente nas Américas. Eleito pela revista Autoesporte o Carro do Ano de 1975 e de 1980, o modelo esteve entre os mais vendidos e mais lucrativos da marca em quase todos os mercados até 2007.

Com o crescimento das vendas de “imports” no Brasil, devido à baixa do dólar, os preços ficaram num patamar muito acessível para o consumidor, o que, segundo Newton Ceschin Junior, supervisor de vendas da Itacuã, permite à concessionária criar, hoje, uma expectativa de venda de 25 unidades do Passat 2.0 Turbo e outras 15 unidades do Passat Variant, versão Station Wagon, em 2010. “A venda desses veículos está diretamente ligada à sua relação de custo-benefício, que é muito procurada por pessoas bem-sucedidas, com idade entre 38 e 60 anos e que gostam de conforto e sofisticação”, avalia o supervisor.

Considerado o melhor motor do mundo em sua categoria, em termos de desempenho, consumo e durabilidade, o Passat 2.0 Turbo, motor de 200 cv, parte de R$ 99.990 (versão de entrada) que inclui em sua lista de série seis airbags, controle de estabilidade ESP, freios ABS com EBD e AFU, CD Mp3 para seis discos com função Touch Screen, bancos em couro e elétricos, ar condicionado digital Dual Zone, rodas aro 17, freio de mão eletrônico e câmbio DSG de seis marchas, entre outros.

O empresário Anderson Leandro Mantoani comprou um Passat em função de toda a tecnologia, a segurança e o conforto oferecidos pelo veículo. Está satisfeito com o desempenho e o consumo do modelo, tanto em ruas quanto em estradas. “Todos os acessórios desse veículo são interessantes, começando pela chave, passando pelos controles de mudança de marcha no volante, até chegar aos controles do ar-condicionado digital na tela do rádio. Enfim, esse é um carro sério, imponente, seguro e confortável. Basta um test-drive para se apaixonar”, garante.

História
A estreia do Passat no Brasil aconteceu em 1974, na configuração com duas portas e motor 1.5 de 78 cv. No ano seguinte, surgiu o modelo com quatro portas e, em 1976, as versões três-portas e o TS, com motor 1.6 e 96 cv. Em 1984 foi a vez do GTS Pointer 1.8, com 99 cv. O país exportou 170 mil unidades para o Iraque entre 1983 e 1988, quando deixou de ser produzido. Para o mercado interno, foram vendidas 676.819 unidades.

Em 1978, o Passat ganhou alguns equipamentos de conforto, como ar condicionado, assim como mais precisão ao câmbio. A partir de 1996, subiu para o segmento de carros mais sofisticados e recebeu motores 1.8, 2.0, 2.3 e 2.8, além de um quatro cilindros 1.8 Turbo e 2.8 V6.

O mais novo Passat, o CC, está inserido no segmento de carros Premium, com motor 3.6 V6 FSI, 300 cv a 6.600 rpm e torque de 35,6 kgfm, entre 2.400 e 5.300 rpm. Como opcional, a Volkswagen oferece teto solar panorâmico e controlador da velocidade com ajuste de distância. “O Passat é um sedã que esbanja conforto, potência e segurança. Com mais de 13 milhões de unidades fabricadas, mantém a tradição de entregar sempre as mais avançadas tecnologias de seu tempo. Por isso tenho um”, conclui Mantoani.

Texto: Yara Racy
Fotos: Julio Sian e divulgação

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