Trajetória de fé

Trajetória de fé

Em livro, Padre Amauri Sergio Marques fala sobre o caminho que percorreu para chegar ao sacerdócio

Como é que Deus chama um homem ao sacerdócio: onde tudo começa, bem como todo o caminho de discernimento paulatino que é singular de cada vocacionado”, é assim que o Padre Amauri Sergio Marques descreve sua obra “Meu Jardim”, lançada em 2023, primeiramente, on-line pela Amazon – livro físico e e-book –, ano vocacional da Igreja Católica. Agora, aguarda lançamentos locais. “Como e quem foi esse homem antes de ser padre? O que fez, por onde andou, trabalhou e conviveu? Sua família, parentes e amigos. ‘Meu Jardim’, portanto, é uma autobiografia de memórias do meu itinerário vocacional”, comenta sobre a autobiografia. 


De acordo com o padre, o ano de 2019, também foi dedicado às vocações pela Igreja Católica. Foi por meio dessa iniciativa que Marques se inspirou a contribuir de alguma forma para o surgimento de novas propensões. “Imediatamente pensei em minha própria história, de como Deus foi me preparando para o sacerdócio ao longo da minha vida. Artista, de família católica, sempre tive uma vida ativa na igreja desde pequeno. A forma como fui descobrindo minha vocação me levou a acreditar que minha própria história poderia inspirar outros jovens ao caminho sacerdotal”, explica. Além de inspirar novas vocações ao sacerdócio, padre Amauri conta que a obra também foi escrita para que as pessoas de um modo geral possam acompanhar como ocorre um chamado vocacional na vida de um homem para que deixe tudo e dê seu sim ao sacerdócio. 


CRIAÇÃO DA OBRA 


Durante a elaboração do livro, por ser inexperiente, percorreu um caminho longo, mas não desistiu da criação. “No início, parecia que havia pela frente uma estrada, onde eu via somente o ponto de partida em que estava. Sabia que haveria um longo período a percorrer, mas não desisti, pois era completamente inexperiente nessa área. Percebi que precisava de reunir o material adequado para compor a narrativa então fui em busca de aprendizados. Depois de passado esse primeiro momento, comecei a resgatar o conteúdo com conversas com minha mãe, meus irmãos, parentes, amigos de infância, buscar por anotações pessoais que fui registrando ao longo de minha vida e, aos poucos, fui reunindo o material básico para a construção do livro”, relata. 


A forma escolhida para desenvolver a narrativa foi por meio de passagens bíblicas no começo de cada capítulo e poesias de sua própria autoria para resumir o conteúdo desses assuntos. “Decidi que não primaria por um compromisso cronológico, ao contrário, fui apenas narrando sobre o meu olhar ao longo do tempo, tudo o que foi me levando paulatinamente ao sacerdócio. Valores como família, amigos e o trabalho foram minhas bases para trilhar um caminho que hora foi mais fácil, mas que, como o de tantas outras vidas, também teve seus momentos mais difíceis. Tudo isso foi compondo a construção dessa obra”, conclui. Sobre novos lançamentos, padre Amauri garante que continua escrevendo, pois sentiu na alma o quanto gosta disso. Entretanto, não há ainda não possuí novos títulos concluídos. 

 

LANÇAMENTOS LOCAIS 


Segundo o padre, a obra ainda terá lançamentos locais. “Tenho agendado uma noite de autógrafos na cidade de Santa Rosa de Viterbo para o dia 15 de setembro. Outro lançamento previsto pela Secretaria da Cultura/Instituto Casa do Livro de Ribeirão Preto, que ainda não tem uma data agendada. E um quarto lançamento aos amigos de minha paróquia São Benedito, onde sou pároco que também ainda está sem data agendada”, esclarece. 

Compartilhar: