Túnel pronto

Túnel pronto

Depois de três anos de obras, túnel José Bonifácio foi inaugurado em Ribeirão Preto

Foi inaugurado na última quinta-feira, 7 de setembro, o túnel José Bonifácio, que liga as avenidas Independência e Presidente Vargas, passando por baixo da Nove de Julho. A construção do túnel começou em 2020, porém ficou parada por um ano, sendo retomada em abril de 2022. A empresa Rual Construções e Comércio LTDA, de São Paulo, assumiu o serviço em 2022 depois que a Prefeitura de Ribeirão Preto rescindiu o contrato com a Contersolo em razão de um impasse envolvendo o valor.  Com custo de R$ 27 milhões, o túnel tem 381 metros, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso). Dentro dele, há iluminação, duas claraboias, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três bombas hidráulicas capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção.


Ocupando uma extensão de cerca de quatro quarteirões, o túnel começa na Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da praça e da avenida Nove de Julho, e termina na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme. Segundo a Prefeitura, o túnel deve agilizar o trânsito no corredor de ônibus Norte-Sul, que passa pela avenida Independência e ligará a cidade de uma ponta a outra, por 21 km de pistas contínuas. Com semáforos apenas na parte externa, a obra trará fluidez ao trânsito. Os ônibus que circulam naquele trecho passarão em volta do túnel e contarão com semáforos exclusivos. Somente este trecho recebe, diariamente, 45 mil veículos e 19 mil passageiros de ônibus. Já o eixo Norte-Sul completo, do Ribeirão Shopping ao complexo Ribeirão Verde, receberá cerca de 98.000 veículos por dia.


A engenheira Denise de Mattos Venegas, uma das técnicas responsáveis pela obra, explica que seria inviável construir duas pistas no túnel, já que para isso seriam necessárias as desapropriações dos prédios do entorno. “Tal medida implicaria em muitos milhões de reais para cobrir o valor dos imóveis do entorno, além de exigir anos de ações de desapropriação, invabilizando a obra. O mesmo se daria se o túnel fosse substituído por um viaduto, que exigiria a desapropriação de alguns imóveis e “afundaria” os andares mais baixos de outros. “O projeto previu todas essas questões, além de testes prévios que comprovaram a fluidez do trânsito presente”, afirmou.

 

TÚNEL PASSA POR BAIXO DA PRAÇA SPADONI


Inaugurada em 1962, outro ícone da região é a praça Salvador Spadoni, que fica no encontro das três avenidas e está se transformando num jardim suspenso, com o Túnel José Bonifácio passando por baixo dela. Para a construção do túnel, a praça foi totalmente desfeita e em seguida reimplantada no mesmo local. Incluindo o plantio de árvore, flores e a instalação de bancos em substituição aos anteriores, que estavam danificados, além da nova iluminação, mais eficiente que a anterior, com lâmpadas de led. As duas grandes aberturas redondas no chão da praça Salvador Spadoni dão vista para o túnel. Além de servirem como claraboias, permitindo a entrada de luz e ventilação no túnel, as aberturas dão leveza à arquitetura do túnel, que recebeu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço.

 

REPOSIÇÃO AMBIENTAL

Parte das 232 mudas de árvores plantadas na área da obra do túnel ficarão na Praça Salvador Spadoni. Para desenvolver o projeto, foram necessárias a extração de 21 árvores. Dentre elas, sete grandes jerivás puderam ser reaproveitados e foram replantados nas avenidas Independência e Presidente Vargas. Para a reposição ambiental das 21 extrações, além das mudas plantadas, outras 510 foram adquiridas pela obra e doadas ao horto municipal, para plantio futuro em diversos pontos da cidade. 

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