Um expert em imóveis

No dia 27 de agosto, foi celebrado o Dia do Corretor Imobiliário

 Muito se fala sobre o mercado imobiliário de Ribeirão Preto. O setor realmente tem atributos de sobra para estar no foco das atenções. Gera empregos, movimenta a economia e embeleza a cidade ao oferecer à população lançamentos, tanto residenciais quanto corporativos, de alto padrão, com as principais tendências construtivas, arquitetônicas e tecnológicas. Diversos fatores, em conjunto, são responsáveis por manter essa engrenagem funcionando em ritmo acelerado. Entre eles, destaque para o corretor de imóveis, que exerce uma função essencial nesse cenário, intermediando a relação entre a cadeia produtiva e os consumidores.


A profissão vem evoluindo com o decorrer dos anos. O corretor passou de demonstrador de imóveis a consultor de negócios. Segundo o diretor administrativo da Fortes Guimarães, Cacaio Fortes Guimarães, que atua há 27 anos no segmento, o bom profissional precisa estudar o mercado, a expansão da cidade e os eixos de valorização, além de ter conhecimento sobre as condições financeiras atuais, sobre os aspectos jurídicos que a transação exige, sobre os detalhes dos produtos que dispõe em sua carteira e, acima de tudo, sobre o estilo de vida do cliente. “Unindo todos esses dados, ele consegue encontrar a melhor oportunidade para cada caso, prestando uma assessoria completa. A compra e a venda de imóveis é um processo complexo, que envolve muitas pessoas, diversas motivações e um alto valor de investimento. Por isso, deve ser conduzido por um especialista”, enfatiza o diretor.

A imobiliária possui em seu quadro, hoje, 200 pessoas, entre estagiários e corretores associados com diferentes perfis e vivências. Alguns deles foram formados desde a base pela empresa. É o caso de Maria Paula Dantas Ribeiro. “Sou corretora há 17 anos. Quando ingressei nesse meio, não tinha nenhuma experiência, mas não faltava vontade de aprender. Aos poucos, fui descobrindo os encantos e me apaixonei pela profissão. Gosto de não ter uma rotina estabelecida. Todo dia encaro um novo desafio e isso me fascina. Dependo apenas de mim, do meu foco, da minha dedicação e da minha capacidade para crescer”, aponta Maria Paula. Outra parcela da equipe é formada por profissionais com curso superior e vivência em outras áreas que migraram para o setor. Para Cacaio, essa bagagem extra deve ser encarada positivamente. O empresário explica que um advogado, por exemplo, usa seu domínio sobre as leis para garantir uma boa negociação na parte burocrática, enquanto uma psicóloga consegue compreender com mais facilidade as necessidades do cliente. 


Roberto Alves Corrêa, diretor comercial da Mundial Imóveis, também ressalta a importância de reunir um grupo de corretores eclético, porém coeso. “Nosso universo é abrangente. Existe uma diversidade incrível de consumidores e estabelecer uma afinidade entre eles e o profissional que vai atendê-los é fundamental. Assim, para suprir as inúmeras possibilidades, temos 27 profissionais, entre homens e mulheres, de várias idades, especialidades e tipos de personalidade. Entretanto, essa heterogeneidade não pode prejudicar a união da equipe, que tem que batalhar pelos mesmos objetivos. Felizmente, contamos com um time afinado, comprometido com os ideais e com os valores que norteiam a empresa. Isso faz toda a diferença”, afirma Roberto.

O empresário aponta, ainda, outras características que considera indispensáveis em um corretor de imóveis. “No topo da lista de qualificações, avalio se o profissional gosta verdadeiramente do que faz. Se sim, qualquer ação desempenhada por ele terá um carinho e um cuidado a mais”, justifica Roberto. Cultura geral ampla, conhecimento específico do ramo, talento para atuar com vendas, criatividade, uma boa rede de relacionamentos, simpatia, respeito e, principalmente, ética são itens determinantes na hora da seleção. 

Maria das Graças Figueiredo Nogueira passou no teste com louvor. Há 21 anos, é uma das mais atuantes corretoras da imobiliária. “Sempre gostei da área de vendas e foi nela que me encontrei. Sou uma realizadora de sonhos. Isso me impulsiona e me realiza profissionalmente. É gratificante”, frisa Maria. Segundo ela, a fórmula do sucesso é simples: prestar atenção no que o cliente diz e buscar alternativas que atendam suas expectativas sob medida.

O mercado é extremamente dinâmico e promove mudanças frequentemente. Com isso, o profissional que atua na área precisa buscar atualização constantemente. Diferente do passado, quando bastava ser um bom vendedor, o corretor de hoje não pode se acomodar. Deve ser inquieto, pesquisar novidades e acompanhar de perto a evolução do setor. “Existe muita gente trabalhando no ramo, mas a maioria ainda conserva um estilo antigo de captação de clientes e sente dificuldade para se sobressair e obter sucesso no cenário atual”, indica Guilherme Costa, sócio e diretor administrativo da Imovplan Negócios Imobiliários. Por isso, segundo o especialista, montar uma equipe competitiva não é tarefa fácil. É preciso encontrar pessoas aptas a aceitar desafios, que se moldem às tendências e ao novo formato da profissão.

Com as informações em dia e essa capacidade de inovar, o corretor consegue orientar seu cliente de forma clara, segura e responsável do início ao fim, eliminando possíveis riscos. A eficiência e a transparência nessa relação é que vão assegurar que ela seja duradoura. É dessa maneira que Rodolfo Nishimura gerencia suas negociações. “Ser sincero e honesto com o cliente é essencial para ajudá-lo a fazer a melhor escolha, tanto para efetuar a compra da casa ideal quanto para concretizar um excelente investimento. Um cliente satisfeito me traz muitos outros clientes e preza pela minha assessoria por um bom tempo, gerando lucros a curto, médio e longo prazo. Meu papel é trabalhar com uma política onde todos ganham”, confirma Rodolfo.

Antonio Carlos Valentevivenciou essa transição. Corretor há 28 anos, aliou a experiência adquirida com os conceitos advindos da modernidade e continua atingindo resultados positivos em seu trabalho na Santa Maria Imobiliária. “Tenho facilidade para lidar com o público e me sinto confortável nessa função. Fico feliz quando vejo no olhar do meu cliente a satisfação por ter transformado um sonho em realidade. Essa sensação, de comprar algo que é seu, para formar um lar, para montar um local de trabalho privilegiado, ou qualquer que seja a finalidade, é indescritível. Sinto-me honrado por fazer parte disso”, declara. 

Para concluir, Sérgio Valente, diretor da imobiliária desde 2003, lembra do outro lado desse ciclo, o das construtoras, e o quanto o desempenho do corretor é vital para essas grandes empresas. “É o corretor que vai indicar as opções e despertar no cliente o interesse por um produto específico. A concorrência aqui em Ribeirão Preto é acirrada. Portanto, além de elaborar um projeto bem planejado e com diversos diferenciais, ter um profissional qualificado representando o empreendimento é um passo significativo para viabilizar a venda. Através dos olhos de um especialista, o imóvel se tornará ainda mais atrativo”, opina Sergio.


A importância da profissionalização
Por oferecer um enorme potencial de desenvolvimento, esse setor atrai muita gente. Tanto isso é verdade que o crescimento vegetativo no número de corretores é de 10% ao ano. Porém, quem quiser se candidatar a uma vaga, deve seguir alguns passos básicos. O primeiro deles é se matricular em um curso específico, promovido por escolas técnicas devidamente credenciadas junto à Secretaria Estadual de Educação, frequentar as aulas e passar no exame final. Depois, obrigatoriamente, cumprir um período de estágio. “A pessoa precisa estar apta para ingressar no mercado de trabalho. Ao longo dos anos, a profissionalização se tornou essencial. Através dela, elevamos o nível das negociações e, com isso, nossa classe conquistou mais aceitação, valorização e respeito junto à sociedade”, comenta o delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Antonio Marcos Melo. Ainda segundo o delegado, o tripé fundamental para exercer essa função, além do conhecimento específico e da constante busca por atualização, é a capacidade de se empenhar, a lealdade e a ética. “O bom e verdadeiro corretor conta com essas características em sua essência. Para quem se enquadra nessa descrição, sempre haverá espaço no mercado”, enfatiza. Atualmente, são 1.650 profissionais inscritos e ativos em Ribeirão Preto, trabalhando em, aproximadamente, 200 imobiliárias espalhadas pela cidade.

* Publicado em 04/09/2014

Compartilhar: