
Um novo conceito de residencial sênior
Projeto Terça da Serra foi desenvolvido para que os hóspedes se sintam verdadeiramente no aconchego de casa, contando com uma rede de assistência especializada e, principalmente, humanizada
Desde 2020 operando em Ribeirão Preto, o Terça da Serra residencial sênior, maior franquia no segmento de instituições de longa permanência para idosos do país (com 133 unidades, distribuídas em 23 Estados), vive um novo e importante momento com a chegada do sócio-diretor Dr. Renan Memória. Desde que assumiu o cargo, em 20 de janeiro deste ano, o gestor tem promovido uma série de ajustes estruturais para proporcionar uma melhor experiência para os hóspedes e seus familiares. “O Terça da Serra nasceu com o propósito de ser um verdadeiro lar para essas pessoas e o espaço precisa refletir isso em cada detalhe. Estamos realizando algumas reformulações pontuais para deixar o ambiente ainda mais seguro, confortável e agradável. A reforma também contribui para o nosso plano de ampliar o número de leitos aqui no residencial, uma vez que, atualmente, trabalhamos com a nossa capacidade máxima, com 25 hóspedes”, explica Renan, que adianta que, até o final do ano, uma segunda unidade será inaugurada.
A casa é composta por quartos individuais, duplos, triplos e quádruplos, todos equipados com banheiros acessíveis. Há uma padronização de layout por parte da franqueadora, mas, a família, caso prefira, pode personalizar o ambiente, trazendo a cama e os objetos de decoração do hóspede. A área comum é outro atrativo, com sala de TV, de cinema, de jogos, de fisioterapia, refeitório e uma deliciosa varanda com uma fonte e várias árvores. A locomoção entre os dois andares do residencial é feita somente pelo elevador, para evitar qualquer problema de mobilidade. O espaço conta, ainda, com lavanderia e cozinha próprias, para garantir o padrão de qualidade desejado nesses serviços. “Sabemos da enorme responsabilidade que temos nas nossas mãos. As famílias nos confiam seus bens mais preciosos e honramos essa confiança com comprometimento integral”, afirma. Para cumprir essa tarefa, a tecnologia tem sido uma importante aliada. “Investimos em um sistema de monitoramento que nos permite acompanhar a movimentação dia a noite. Uma equipe de Campinas, sede da franqueadora, fica conectada 24h. Qualquer anormalidade, somos notificados instantaneamente. Temos um sistema inteligente de alarme anti queda e outro de distanciamento residencial. Levamos em consideração as particularidades de cada hóspede, para atender às suas necessidades de forma ágil, eficiente e humanizada”, descreve.
O time também conta com especialistas, como nutricionista, terapeuta ocupacional, arteterapeuta e geriatra. Renan, no entanto, ressalta que eles não substituem os médicos de referência de cada hóspede. “É um trabalho em conjunto, entre os médicos, a família e o residencial. A medicação é administrada da maneira correta, no horário estipulado, mas não realizamos intervenções terapêuticas aqui. Não somos uma clínica. Somos a casa deles, com alguns adicionais, com foco na prevenção e nos cuidados gerais com os hóspedes. Nossa relação com as famílias, desde o início, é bem direta e transparente. Tudo é devidamente alinhado e conduzido com a maior leveza”, enfatiza.
Houve, ainda, outras mudanças significativas, como o aprimoramento da equipe de colaboradores, o aumento do número de profissionais por hóspedes e um incremento na programação de atividades diárias. “É uma maneira de proporcionar entretenimento, de mantê-los atualizados, integrados socialmente e, principalmente, ativos, tanto a parte física, quanto a mente. Temos atividades como terapia ocupacional, fisioterapia, musicoterapia, gameterapia e bingo, entre outras. Eu mesmo faço questão de cantar o bingo. Gosto dessa proximidade, de conhecer todo mundo pelo nome, de saber fazer tudo, de ponta a ponta. Só assim conseguimos gerenciar um negócio com a eficiência necessária”, argumenta. A cada 15 dias, a casa tem promovido um passeio especial para os hóspedes. Já foram para a Fábrica, sede do Instituto SEB, visitar uma exposição de realidade virtual. Em outra ocasião, foram tomar um gelato na unidade do Jardim Olhos D’Água da Gelato Borelli. Mais destinos já estão sendo estudados para enriquecer o calendário. “Os hóspedes têm respondido muito bem a essas iniciativas. As nossas expectativas foram superadas. O mais legal é que muitas famílias também acompanham as atividades, participam dos passeios”, completa.
Terça da Serra
Rua Maringá, 175, Alto da Boa Vista
Tels.: (16) 3913.4015 e 99603-2030
E-mail: [email protected]
Instagram: @tercadaserraribeiraopreto
Acesse: www.tercadaserra.com.br