
Um novo tempo para a advocacia
Diante das mudanças na legislação provocadas pela Covid-19, profissionais que atuam nas diversas áreas do Direito precisam se manter ainda mais atualizados
É inegável que, desde março deste ano, a pandemia da Covid-19 vem impondo mudanças significativas na rotina de todos. Para normatizar essa nova realidade da sociedade, a legislação e os profissionais que atuam na área do Direito tiveram de se adaptar rapidamente. “Foram vários decretos, medidas provisórias e inovações promovidas em cada uma das esferas do Direito, especialmente na Trabalhista, pelo impacto direto que representa na vida das pessoas. Diante das circunstâncias advindas da pandemia, era necessário ter agilidade para criar meios que resguardassem empresários e trabalhadores. Essas soluções emergenciais, como a suspensão temporária de contrato de trabalho, a redução de carga horária com ajuste salarial, o financiamento da folha de pagamento e o acesso a incentivos e linhas de crédito, por exemplo, estão sendo implementadas e, para acompanhá-las, é preciso estar mais atualizado do que nunca”, enfatiza Paulo Henrique Marques de Oliveira, sócio fundador do escritório P.H. Marques de Oliveira Sociedade de Advogados.
As formas de atender os clientes e de manter contato com os órgãos da administração da Justiça também foram modificadas. A proximidade, no entanto, continua graças ao auxílio da tecnologia. “Para preservar a saúde de todos, as reuniões presenciais não podem acontecer, mas essa restrição não nos impediu, em momento algum, de dar todo o suporte necessário aos nossos clientes. Estamos sempre on-line e conseguimos, inclusive, otimizar o nosso tempo, apresentando casos em tribunais de diferentes estados com um intervalo de minutos. Hoje, temos condições de fazer isso de forma segura e sustentável, economizando recursos financeiros e naturais”, acrescenta a advogada Cristiane Heredia.
A importância da consultoria preventiva
A situação atual evidencia a importância de se contar com uma consultoria jurídica preventiva constante. “Sem aviso prévio, várias empresas, de diversos segmentos da economia, tiveram seu funcionamento e capital duramente comprometidos. Os índices de inadimplência estão bem altos, mas, por enquanto, existe uma certa compreensão, uma solidariedade jurídica. Sabemos que essa concessão acabará em breve. Quando o cenário se normalizar, provavelmente no primeiro semestre de 2021, as cobranças vão chegar e o valor acumulado será expressivo. É claro que estamos falando sobre um caso sem precedentes, mas, a intenção da consultoria preventiva é orientar o cliente sobre possibilidades de renegociação, evitando que algo assim aconteça. A orientação adequada, na hora certa, é essencial para o sucesso de qualquer negócio”, explica Eduardo Silveira Martins.
A ideia, nesse tipo de serviço, não é solucionar, de maneira pontual, os problemas já instalados e sim adotar estratégias no dia a dia que minimizem os riscos de complicações futuras. “Ter uma assessoria especializada e personalizada é um investimento que faz toda a diferença, especialmente agora, com tantas mudanças na legislação. Grandes empresários já contam com esse respaldo jurídico ininterrupto. Além de ser uma proteção, no campo profissional e pessoal, esse sistema é economicamente mais viável”, conclui Sandro Luiz Sordi Dias.
Paulo Henrique Marques de Oliveira
Graduado pela Universidade de Ribeirão Preto. Pós-graduado Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito de Franca, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Formado Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Cristiane Heredia
Graduada pela Universidade de Ribeirão Preto, com área de concentração em Direito Empresarial. Pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho. Mestre em Direito Coletivo e Cidadania. Professora, palestrante, autora de artigos jurídicos e coautora de livros em Direito do Trabalho.
Eduardo Silveira Martins
Graduado pela Universidade de Ribeirão Preto. Pós-graduado Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito de Franca.
Sandro Luiz Sordi Dias
Graduado pela Universidade de Ribeirão Preto, Especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Instituto Luiz Flávio Gomes.
P.H. Marques de Oliveira Sociedade de Advogados
Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1660, Jd. Botânico
Tel.: (16) 3514.1919
www.phadvocacia.com.br