Uma estrela entre as bebidas

Uma estrela entre as bebidas

Elegância, originalidade e paladar único são algumas características que dão prestígio ao Champagne

Conhecido, principalmente, pela textura e pela delicada sensação que proporciona a cada gole — por conta das famosas bolinhas —, o Champagne caiu no gosto dos brasileiros. Para ser chamado dessa forma corretamente,  processo de Tatiana explica que o Champagne passa por processos rígidos antes de chegar à mesaprodução da bebida precisa respeitar uma série de regras da indústria vinícola. Este vinho espumante só pode ser produzido com três tipos de uvas, sendo duas tintas — Pinot Noir e Pinot Meunier — e uma branca — Chardonnay —, vindas especificamente dos vinhedos situados no norte da França. 

O método de produção desses rótulos também é controlado com rigidez pelo Comité Interprofessionnel Du Vin De Champagne (CIVC). “Há duas maneiras de se fazer um vinho espumante: pelo método Charmat, em que as duas fermentações pelas quais passa a bebida acontecem em tonéis de aço inoxidável, ou pelo método Champenoise, em que a primeira fermentação acontece no tanque, mas a segunda ocorre já dentro da garrafa”, pontua Tatiana Arruda, coordenadora da Grand Cru.

Os espumantes começaram a cair no gosto dos enófilos há cerca de 300 anos, no século XVII, quando os produtores da região de Champagne observaram um fenômeno e aprenderam a controlá-lo. Com o clima frio da localidade, o processo de fermentação do vinho acabava antes de ter convertido todo o açúcar em álcool. Esse açúcar voltava a fermentar um “Nas festas os Champagnes roubam a cena e o paladar”, apresenta Gleisontempo depois, com a chegada da primavera. Quando conseguiram conter o gás liberado nessa segunda fermentação, já dentro da garrafa, surgiram os primeiros vinhos espumantes da história. 

Rapidamente, os rótulos da região de Champagne passaram a ser vistos como vinhos elegantes, festivos, frescos, alegres e caíram no gosto da nobreza. O sommelier Gleison Trevisol, da Mercovino, destaca que, geralmente, o Champagne é associado ao público feminino e a datas comemorativas. No entanto, esses rótulos possuem inúmeras características que os tornam sofisticados e condizentes com diversas ocasiões. “O Champagne possui mais estrutura, é menos frutado e mais seco com aromas de nozes e amêndoas. Além disso, esses espumantes têm uma perlage (espuma) mais fina, intensa e numerosa, quando comparada a outro método de produção”, expõe Gleison. 

Compartilhar: