Uma instituição para a formação de agrolíderes
Roberto Fava Scare, Marcos Fava Neves e Chaim Zaher são sócios da Harven Agribusiness School em Ribeirão Preto

Uma instituição para a formação de agrolíderes

Harven Agribusiness School abre as portas em Ribeirão Preto com foco no futuro do agronegócio

No último dia 13 de setembro, foi oficialmente inaugurada, no Dabi Business Park, em Ribeirão Preto, a Harven Agribusiness School — instituição de ensino superior para a formação de agrolíderes com atenção voltada para o futuro do agronegócio, uma iniciativa de Chaim Zaher, Roberto Fava Scare e Marcos Fava Neves, que na oportunidade apresentaram os detalhes pedagógicos e do ambiente interativo de aprendizagem da instituição para empresários, produtores rurais, educadores e autoridades locais. 


“Essa parceria começou com um pensamento visionário porque temos que estar sempre olhando para a frente, para o futuro e para onde o mundo está caminhando. Percebemos mudanças, tanto locais quanto em nível global, e elas envolvem o agronegócio”, ressaltou Chaim Zaher, fundador e presidente do Grupo SEB.


Segundo ele, dessa percepção surgiu a ideia de unir a estratégia e expertise em educação do Grupo SEB com a Markestrat, uma das instituições que mais entendem do agro, em um empreendimento que vai além de uma escola de ensino superior, mas envolve todo um ecossistema voltado para o agro em Ribeirão Preto.


“Hoje muitas fazendas se tornaram empreendimentos modernos, automatizados, com tecnologia de ponta aplicada, mas que precisam ser administrados com competência e conhecimento, justamente onde há falta de pessoal qualificado. A Harven Agribusiness School é uma instituição de formação e qualificação de pessoal para ocupar essas lacunas. Em nossa visão de futuro, investimos agora para colher depois”, acrescenta Chaim.


Para Marcos Fava Neves, fundador da Markestrat Agribusiness, o Brasil ocupa uma posição importante no setor do agronegócio, sendo líder em nove cadeias produtivas — suco de laranja, soja, açúcar, frango, milho, café, carne bovina, celulose e fumo —, com a busca da liderança em outras duas cadeias: algodão e etanol. 


“Todos esses setores estão ao redor de Ribeirão Preto, o que mostra a localização estratégica da cidade. O futuro nos reserva grandes oportunidades no crescimento, especialmente no mercado de grãos, carnes e bioenergia, onde Ribeirão Preto tem grande destaque com o etanol”, explica. 


“Ao olhar para esse cenário, tanto presente quanto futuro, percebemos que está faltando gente para o crescimento do agro brasileiro. Temos a grande oportunidade de crescer no mundo, mas necessitamos de profissionais qualificados”, salienta.


Para Fava Neves, um dos principais obstáculos para a expansão do agro brasileiro está na quantidade e, principalmente, qualidade de profissionais, por isso, a criação de uma mentalidade de mercado e de geração de valor integram a atuação da Harven Agribusiness School.


“A escola tem essa visão social forte, de criação de oportunidades baseada no mérito e no mercado. Reunimos pessoas com um conhecimento profundo em educação e gestão de alunos com profissionais atuantes no mercado, inclusive de outros países, com quem pretendemos realizar intercâmbios e trocas valiosas de informação e conhecimento. A ideia é transformar Ribeirão Preto, que já é a capital brasileira do agronegócio, na capital mundial da educação no agronegócio”, enfatiza.


Na opinião do prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira Jr., apesar dos números superlativos do Brasil na cadeia produtiva do agro, o setor deve enfrentar desafios pela frente, entre eles o climático e a questão da sustentabilidade. 


“Para Ribeirão Preto, o lançamento da Harven Agribusiness School é algo fabuloso. Quanto mais virtuosas forem as ações em favor da cidade, que já tem vocação para o ensino, mais ela será fortalecida e projetada como destaque no agronegócio nacional. Altíssima qualificação técnica, conceito de cadeia de produção e sustentabilidade, energia limpa e renovável são áreas de atuação dos profissionais formados na Harven. Não existem quadros prontos, eles são forjados na lida diária, no conhecimento permanente, em um vínculo entre academia e pesquisa, para que os profissionais que forem a campo estejam sempre atualizados com o que há de mais moderno e importante neste setor”, frisou durante o evento.

 

Desafios e tendências


Convidado especial para a inauguração da Harven Agribusiness School, Aidan Connolly, presidente do International Food and Agribusiness Management Association (IFAMA) — organização internacional que reúne os principais acadêmicos, estudantes, ONGs, lideranças políticas e profissionais dos setores de agronegócios e de alimentos em mais de 80 países —, palestrou sobre os desafios e tendências na agricultura moderna.


Connolly tem sido, por várias décadas, um defensor da urgência no desenvolvimento de talentos no setor agrícola. Em seu livro mais recente, O Futuro do Agro, ele discorre sobre os desafios e tendências da agricultura moderna com foco na sustentabilidade, inovação e uso eficiente de recursos, abordando soluções para a produção de alimentos saudáveis.


“O mundo vai necessitar, cada vez mais, de alimentos e proteínas e, certamente, uma grande parte virá do Brasil. Há quem diga que as pessoas serão desnecessárias no futuro da agricultura por conta da aplicação da alta tecnologia no campo. Isso não é verdade. Há robôs atuando em diversas áreas, mas nem por isso temos menos profissionais. A Inteligência Artificial (IA) não vai substituir as pessoas e sim mudar a maneira como elas trabalham. Vamos melhorar as pessoas que estão trabalhando no campo e as tecnologias irão ajudá-las”, alertou.


Para Connolly, os “sobreviventes” do agro serão os que se adaptarem mais rápido às mudanças e tecnologias apresentadas ao setor, o que pede busca por conhecimento, informação e qualificação.

 

Foco em soluções


Instalada no Dabi Business Park, a Harven Agribusiness School vai atuar com foco na busca por soluções educacionais de impacto para o agro, no desenvolvimento de pessoas que atuam nessa área. Para isso, já estão abertas as inscrições para o ano letivo de 2024 em três cursos de graduação com foco total no agronegócio: Direito, Administração e Engenharia de Produção. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site www.harvenschool.com. A prova será realizada no dia 21 de novembro. 


Moderna, aplicada e global, a escola vai sediar a edição 2025 do Congresso Internacional do IFAMA, que este ano ocorreu na Nova Zelândia.


“A Harven tem um propósito vinculado à formação de agrolíderes. O agro brasileiro é extremamente relevante no país e no mundo. Há tecnologias de ponta sendo testadas aqui e a sustentabilidade é uma das nossas principais vitrines, mas precisamos ter as pessoas capazes de acompanhar essa expansão”, observa Roberto Fava Scare, fundador e CEO da Harven Agribusiness School. A faculdade vai trabalhar com uma visão integrada e global acerca do agronegócio, com metodologias que desenvolvam nos estudantes a capacidade de tomada de decisões e, para isso, contará com coordenadores e professores com vasta experiência no setor. Além disso, também vai investir em parcerias com fazendas, onde os alunos poderão colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. 


“O enfoque de nossos cursos está no agro. Nossos alunos serão profissionais que transformam, fazem o bem maior, têm uma visão de futuro. Agrolíderes serão aqueles que vão contribuir para transformar esse setor tão essencial para a economia, que é o agro”, enfatiza Fava Scare. 

 

Notas de excelência


Os projetos pedagógicos e as condições de ofertas dos três cursos de graduação foram avaliadas, autorizadas e aprovadas pelo MEC com notas de excelência, reconhecendo seus diferenciais e suas inovadoras potencialidades de formação dos alunos. Segundo Fava Scare, a Harven propõe formas inovadoras de aprendizagens e de ensino e uma abordagem moderna com propostas que reconhecem os talentos próprios dos alunos, com uma demanda proativa dos mesmos, com professores antenados ao que acontece no mercado do agro e conexão com escritórios de advocacia, empresas e organizações para a troca de experiência. Tudo isso em um ambiente tecnológico e de contato constante com as empresas na construção colaborativa do conhecimento. 


“Um agrolíder precisa ter formação extremamente sólida, conhecimento de ponta sobre os conceitos mais modernos em suas áreas específicas e ser capaz de inspirar os outros. Não basta liderar, mas ser um exemplo que direcione as pessoas com uma visão global para o bem da coletividade”, frisa Roberto Fava Scare. 


“Temos orgulho do agro nacional e a Harven nasce para ser uma bandeira para defender o agro brasileiro, formar esses agrolíderes que vão nos ajudar a desenvolver o Brasil, o agro e, consequentemente o futuro de toda uma geração”, finaliza. 

 

 

Harven Agribusiness School 
Endereço: Dabi Business Park
Rua General Augusto Soares dos Santos, 100, Parque Industrial Lagoinha
WhatsApp: (16) 9 9790-5948
Site: https://harvenschool.com
Instagram: @Harvenschool
Facebook: Harven Agribusiness School


Foto: Luan Porto

Compartilhar: