Vencendo os desafios

Vencendo os desafios

Em um ano atípico, as empresas — protagonistas da economia e do ambiente de negócios — traçam estratégias para lidar com as incertezas geradas pela pandemia da Covid-19

Foto: Luan Porto


O novo coronavírus trouxe um legado de aprendizado para o universo corporativo. Na entrevista a seguir, a advogada especialista em compliance e gerente da área Trabalhista do Grupo Pasquali, Jéssica Galloro Lourenço, discorre sobre algumas práticas de responsabilidade adotadas pela empresa, que têm como objetivo preservar a saúde dos colaboradores, dos fornecedores, dos clientes e de terceiros, mantendo a boa condução dos negócios.

Quais são as principais ferramentas utilizadas pelas empresas para superar esse período de adversidade?

As adequações devem ser feitas de acordo com o contexto e com o perfil particular de cada empresa. Aqui no Grupo Pasquali, juntamente com a questão da saúde, que é absolutamente primordial, outro ponto crucial de atenção da diretoria era preservar os postos de trabalho dos nossos mais de 1.200 colaboradores. Assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação a pandemia, demos início às ações do nosso plano de contingência, elaborado e conduzido por um comitê de gestão. Com o intuito de garantir a segurança de todos e reduzir o risco de contaminação no ambiente corporativo, a maior parte da equipe foi remanejada para o regime de teletrabalho, enquanto outros gozaram de férias. Tudo nos termos da lei. Com isso, contribuímos diretamente — e de maneira eficaz — para a proteção da comunidade na qual estamos inseridos, exercendo com responsabilidade o nosso papel social. Também resguardamos o patrimônio da empresa, dando continuidade às atividades operacionais e de suporte essenciais ao negócio.

Como vocês administraram a transição do serviço presencial para o teletrabalho?

Com a publicação das normas legais autorizando medidas extraordinárias nas relações trabalhistas, utilizamos alguns instrumentos que permitiram manter a quantidade de colaboradores que tínhamos antes da pandemia. Após a definição das ações que seriam tomadas, direcionamos comunicados e aditivos de contrato aos colaboradores por meio eletrônico, expondo como ocorreria a mudança, com todas as condições devidamente explicadas, e oferecemos os recursos necessários. Nosso objetivo era causar o menor impacto possível na rotina deles, mantendo-os informados, confortáveis e confiantes com as adaptações promovidas. Vale ressaltar que a situação pandêmica foi uma completa novidade no campo empresarial. Tivemos de ter cautela e união entre os diversos setores para que tudo ocorresse da melhor forma possível. O espírito participativo das nossas equipes, motivadas a aprender e a contribuir para que esse modelo funcionasse, foi notável. As dificuldades ficaram pequenas perto de tanta dedicação.

O Grupo teve de recorrer a suspensões temporárias?

Sim. Após a celebração do Acordo Coletivo com o Sindicato da Categoria, as suspensões foram comunicadas e também acordadas com os colaboradores de modo eletrônico, respeitando o distanciamento social. Nos acordos, priorizamos explicar, em uma linguagem bem simples, como seria o formato do implemento das suspensões. Mantivemos a área de Recursos Humanos como um canal para que eles pudessem interagir e buscar apoio. Dentro dessa frente, criamos uma cartilha de orientação sobre o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). 

Como manter vivo o sentimento de pertencimento dos colaboradores que estão há sete meses em home office?

A empresa preza, em todas as ações, pela transparência, que é um dos nossos valores corporativos. Por meio de uma comunicação clara, constante e positiva, todos os colaboradores ficam alinhados com as decisões do Grupo. Manter a equipe informada sobre a real situação do país, bem como de sua condição na empresa, é uma forma de fortalecer o vínculo e de favorecer a relação empregatícia, especialmente em um momento tão delicado como vivemos neste ano. Sabemos da importância de cada setor — e de cada ser humano — na estrutura corporativa. Para fazer com que os profissionais que estão em casa tenham esse sentimento de pertencimento, as áreas de Tecnologia da Informação, Administrativo, Recursos Humanos e a liderança da empresa trabalharam fortemente, em conjunto, sempre à disposição para buscar soluções e compartilhar boas práticas com as equipes. Assim, o colaborador compreende que, mesmo distante, é parte essencial do Grupo e o seu maior ativo. Também criamos um material específico para o trabalho em home office, com orientações sobre ergonomia e sobre segurança da informação, e realizamos pesquisas, tanto com os colaboradores em teletrabalho, quanto com os suspensos. Promovemos, ainda, lives em uma de nossas redes sociais voltadas à saúde física e mental, abordando temas como nutrição, mente saudável, ansiedade, depressão e atenção plena.

A atuação da área Jurídico Trabalhista em uma empresa desse porte acaba sendo fundamental, também, em relação aos clientes?

Sem dúvida. A existência desse setor traz clareza para que colaboradores, clientes e a própria empresa recebam o direcionamento correto e se sintam seguros em suas ações, sempre pautadas pela ética e pela legalidade que deve permear as relações. Agimos com bom senso e dentro do que a lei permite para continuarmos evoluindo. 

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