Vendas aquecidas

Vendas aquecidas

Pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo Sincovarp registra crescimento das vendas de 2,24% em julho


Como era esperado pelos lojistas, o mês de julho fechou com bons resultados nas vendas. Segundo dados da pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp), em julho as vendas cresceram 2,24% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre as empresas entrevistadas 62,2% consideraram que venderam mais em julho deste ano do que no ano anterior, 35,6% disseram que venderam menos e 2,2% declararam que o volume de ventas foi igual nos dois anos.

A pesquisa revelou também que, entre os setores pesquisados, o que apresentou melhor resultado foi o de móveis, com crescimento médio das vendas de + 13,68%, em seguida ficaram vestuário + 5,13% e calçados com + 0,50%. Entre as quedas nas vendas ficaram os setores de presentes - 5,72%, livraria - 3,60%, ótica -0,92% e cine/foto com - 0,43%.

Quando o assunto é emprego, o Sincovarp revelou que no mês de julho nenhuma empresa entrevistada declarou ter demitido ou admitido fincionários. Sendo assim, 100% dos postos de trabalho foram mantidos e o número de funcionários durante o mês de julho não sofreu alterações.

Para o economista do Sincovarp. Marcelo Bosi Rodrigues, o resultado apresentado foi satisfatório. “Os números não chegaram a surpreender, pois havia uma expectativa de crescimento das vendas em torno de dois a três por cento. Essa previsão foi baseada no fato de que, apesar da tendência de crescimento do consumo, as políticas governamentais de combate às pressões inflacionárias arrefecem os ânimos dos consumidores e, além disso, os excelentes números do ano passado são mais difíceis de serem superados”, declara.

Revide Online
Texto: Pâmela Silva

Compartilhar: