Vereadores escolhem integrantes de comissões

Vereadores escolhem integrantes de comissões

Sessão desta terça-feira não tem votação de projetos, apenas eleição dos membros das comissões

Os vereadores de Ribeirão preto escolhem na noite desta terça-feira, dia 3, os membros das comissões permanentes da Câmara. São 15 comissões permanentes mais o Conselho de Ética.

A composição dos grupos obedece a representação partidária, mas o comando exige ter maior número de votos. A maioria é composta por três membros, exceção feita às comissões de Justiça, Finanças e Orçamento, com cinco integrante, o mesmo número do Conselho de Ética

A maior disputa, como sempre ocorre, será para comandar as comissões de Constituição e Justiça (na verdade, Legislação, Justiça e Redação) e Finanças e Orçamento.

Como em anos anteriores, as duas comissões devem ficar com o comando de governistas. Cícero Gomes da Silva (PMDB) deve ser reeleito presidente da CCJ. Genivaldo Gomes (PSD) também deve se reeleger presidente da Finanças.

Apesar de articulações ocorrerem continuamente, a definição fica sempre para o momento da votação, em função da preferência dos vereadores para as comissões menos importantes. A oposição, que formalizou um bloco no final do ano passado, deve brigar pelas comissões “de ponta”.

Novo painel eletrônico

Os vereadores iniciam o ano de 2015 com um novo painel eletrônico e novo sistema de votação. A instalação do equipamento foi concluída nesta segunda-feira, dia 2.

Adquirido por meio de Pregão eletrônico, o novo painel custou R$ 315,890 mil, contra uma estimativa de R$ 553,940. A vencedora do Pregão Eletrônico 09/2014, disputado no dia 15 de outubro do ano passado, foi a empresa Marcelo Javarez Araçatuba – ME.

A compra incluiu o painel de votação, computadores, licenças de softwares de gestão, microfones individuais e tablets, entre outros. No novo sistema, a votação será feita por meio dos tablets, instalados nas mesas dos vereadores e conectados ao painel visual.­­

O antigo painel, em funcionamento desde junho de 1998, vinha apresentando problemas e interferindo no andamento das sessões plenárias e na votação de projetos.

Comissões permanentes da Câmara

Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação
Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle
Comissão Permanente de Administração, Planejamento, Obras e Serviços Públicos
Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia
Comissão Permanente de Seguridade Social, Saúde, Previdência e Assistência Social
Comissão Permanente de Meio Ambiente, Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços
Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania
Comissão Permanente de Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso Vítimas de Violência ou em Situação de Risco
Comissão Permanente de Direitos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais
Comissão Permanente de Direitos da Igualdade Racial
Comissão Permanente de Comunicação Social
Comissão Permanente de Títulos e Honrarias
Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Consumidor
Comissão Permanente de Segurança Pública
Comissão Permanente de Defesa e Direito dos Animais
Conselho de Ética

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide e Silvia Morais / Divulgação / Câmara

Compartilhar: