Vereadores formalizam bloco de oposição

Vereadores formalizam bloco de oposição

Grupo composto por sete vereadores terá quatro líderes em dois anos

Sete vereadores de quatro partidos formalizaram na Câmara Municipal, nesta terça-feira, dia 2, um bloco de oposição e lançaram candidato a presidente da Mesa Diretora para a eleição que acontece no próximo dia 11.

Integram o bloco os vereadores Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Gláucia Berenice (PSDB), Marcos Papa (sem partido), Maurício Gasparini (PSDB), Paulo Modas (Pros), Ricardo Silva (PDT) e Rodrigo Simões (PP).

O primeiro líder do bloco, que será substituído a cada seis meses, será Marcos Papa. “Queremos trocara a cada seis meses porque assim quatro vereadores do grupo poderão liderar a oposição durante os dois anos de governo da atual administração”, disse Ricardo Silva.

Bertinho Scandiuzzi foi o escolhido para ser o candidato a presidente da Casa, contra a chapa a ser liderada pelo vereador Walter Gomes (PR), candidato à reeleição. Os demais nomes da chapa não foram divulgados porque há a possibilidade de negociação para adesão de novos nomes ao grupo.

Os oposicionistas esperavam reunir 11 vereadores no bloco, incluindo os petistas Beto Cangussú e Jorge Parada, além de Samuel Zanferdini (PMDB) e Viviane Alexandre (PPS), que não compareceram à primeira reunião.}

Zanferdini e Viviane foram eleitos na coligação que apoiou a reeleição da prefeita Dárcy Vera (PSD), mas têm adotado posição de independência nos últimos meses. Já os petistas adotam essa posição desde o início dos mandatos.

Com a intenção de conquistar novos descontentes com o governo, a reunião serviu também para reafirmar o convite aos vereadores que se interessarem em ingressar na oposição. Todos que discursaram durante a reunião disseram que o grupo está “de portas abertas”.

A junção de oposição ao governo e à atual Mesa Diretora está dificultando a união. Dos quatro, três disseram que votarão em Walter Gomes. Viviane Alexandre ainda analisa os candidatos. Ela acha que o nome do grupo de oposição para a disputa pode até ser outro.

“É preciso pensar na possibilidade de empate entre os dois candidatos”, disse a vereadora. Caso cada um obtenha 11 votos, o primeiro critério de desempate é a votação para vereador. Vence o que tiver obtido mais votos na eleição. Ricardo Silva foi quem obteve maior votação de todos os eleitos.

Oposição já existe

No anúncio do bloco, os vereadores ser preocuparam em dizer que ocorreu apenas uma formalização, porque a oposição já existe na Casa. Mas desde om início da atual legislatura, em 2013, nenhum bloco de oposição foi formalizado.

O bloco oposicionista existiu na legislatura anterior e era liderado peli vereador André Luiz da Silva (PC do B). O partido do parlamentar, no entanto, se aliou à coligação que apoiou a candidatura à reeleição da prefeita e do vice Marinho Sampaio (PMDB).

Dos atuais vereadores, apenas Beto Cangussú, Jorge Parada (ambos do PT), Bertinho Scandiuzzi, Gláucia Berenice e Maurício Gasparini (PSDB) e Marcos Papa (eleito pelo PV, mas foi expulso por atuar na formação do Rede Sustentabilidade) não foram eleitos pelos partidos coligados à chapa da prefeita.

Ricardo Silva, mesmo tendo integrado a coligação também majoritária, ao lado do PSD e PMDB, tem se posicionado de forma independente (com viés bem oposicionista). Paulo Modas e Rodrigo Simões decidiram abandonar a base de apoio e ir para a oposição.

Revide Online
Guto Silveira
Fotos: Silvia Morais/Divulgação e Arquivo Revide

Compartilhar: