Vida com pensamento

Vida com pensamento

Sobre a sua participação no evento, o deputado federal contou que levará consigo o pensamento da necessidade de uma maior interação entre os cidadãos

O jornalista, escritor e, atualmente, deputado Federal do Rio de Janeiro, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jean Wyllys, esteve em Ribeirão Preto, no último dia 7 de agosto, para participar da conferência TEDx, evento inédito na cidade.

Leia também: Dentre os palestrantes, TEDx também trouxe à Ribeirão Preto a estudante catarinense, Isadora Faber, 14 anos, criadora da fanpage Diário de Classe


A conferência aconteceu no colégio Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e reuniu, além do deputado, mais nove palestrantes que apresentaram suas ideias para mudar o meio onde vivem.

Durante a palestra, em que tratou do tema “Vida com Pensamento”, o deputado federal Jean Wyllys citou a célebre frase do filósofo e matemático francês René Descartes - “Penso, logo existo” e apontou para a importância de satisfazer as necessidades humanas básicas, para se conseguir levar uma vida com pensamento. “Não há uma vida com pensamento, se houver a fome de pão. Em seguida, é preciso assegurar a essas pessoas as condições pra essa vida se desenvolver: uma educação de qualidade. Não só a educação formal, mas uma conjugação desse sistema com a educação informal – oferecida pela família, pela igreja, pela comunidade e grupo de amigos”, explica o deputado.

Durante a palestra, Jean Wyllys recordou ainda da infância dificil que teve em Alagoinhas, no interior da Bahia, e reforçou que, só foi possível ter uma vida com pensamento devido à solidariedade da comunidade em que cresceu. “Uma pessoa que, diferente de mim, não conta com a solidariedade de outra e não conta com a proteção do Estado, está, de fato, excluída de uma vida com pensamento”, afirmou.

Wyllys recordou ainda que, nos dias mais terríveis de sua infância, em que chegou a faltar comida para a sua família, vizinhos apareceram para lhe dar o que comer. “Sou muito grato a isso. Pois, talvez eu tenha conduzido a minha vida, não só agora em que eu sou um parlamentar eleito, mas antes, com o meu engajamento no movimento pastoral, com todo o meu trabalho que desenvolvi como professor universitário, e como jornalista, pra devolver essa solidariedade ao mundo”, disse o deputado que revelou sentir-se inteiramente responsável para que a vida de outros brasileiros possa ser com pensamento.

“Viajo por todo o Brasil, em contato com os movimentos sociais, com as organizações da sociedade civil, fazendo discussões e organizando politicamente, exatamente por isso. Minha posição política vai além do parlamento, vai além da discussão e da proposição das leis”, diz.

Sobre a sua participação no evento, o deputado federal contou que levará consigo o pensamento da necessidade de uma maior interação entre os cidadãos. “Ao contrário do que disse Sartre: ‘O inferno são os outros’, eu acredito que o paraíso são os outros. Pois, não há o outro sem mim. Nenhuma subjetividade pode prescindir do outro e nesse diálogo eu tenho que ser solidário, generoso, tenho que reconhecer e tudo isso é muito importante. Compreender que o paraíso é o outro, por mais que aquela pessoa seja diferente de mim, e que eu não existo sem ela, é fundamental nesses tempos”, conclui.

Revide on-line
Texto: Bruno Silva
Foto: Victor Hugo Marim

Compartilhar: