Vitória apertada

Por uma diferença de 11.749 votos, a prefeita Dárcy Vera venceu no segundo turno o candidato Duarte Nogueira e governará Ribeirão Preto por mais quatro anos

Assim como no primeiro turno, o resultado das urnas no dia 28 de outubro confirmou a preferência do eleitor pela continuidade de Dárcy Vera no comando da Prefeitura de Ribeirão Preto. A candidata do PSD recebeu 155.265 votos (51,97%).  No entanto, a diferença entre os dois candidatos surpreendeu: menos de quatro pontos percentuais, ou 11.749 votos, separaram a prefeita reeleita do adversário, o candidato do PSDB Duarte Nogueira, que obteve 143.516 votos válidos, ou 48,03% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 8,6%, ou 28.093 votos.

Diferente do que aconteceu no primeiro turno, quando a prefeita conquistou a maioria dos votos em cinco, das seis zonas eleitorais da cidade, a votação mostrou-se mais equilibrada nesse segundo turno. Desta vez, Duarte Nogueira sobressaiu-se em três regiões, entre elas, na zona que inclui o centro e o Sul do município, onde obteve grande vantagem. Já Dárcy Vera foi mais votada na zona eleitoral que inclui bairros da zona Norte e Oeste, e obteve a maior vantagem no distrito de Bonfim Paulista.

Novamente, a abstenção dos eleitores atingiu um número elevado. Mais de 92 mil ribeirãopretanos com direito a voto, ou 22,07%, preferiram não comparecer às urnas. Este volume ultrapassou, inclusive, a média nacional, que contabilizou a ausência de 19,11% do eleitorado, dado que preocupa o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). Um fator positivo foi a velocidade recorde da apuração no país. O TSE demorou menos de cinco horas para contabilizar os votos do segundo turno em 50 cidades.

Em Ribeirão Preto, a vitória de Dárcy foi confirmada pela Justiça Eleitoral às 19h05, duas horas depois do término da votação. Desde 1992, quando a reeleição foi permitida através da aprovação de uma emenda constitucional, nenhum chefe do executivo municipal havia sido eleito para permanecer no comando por oito anos seguidos.  Após a confirmação de sua continuidade no cargo, Dárcy Vera, que acompanhou a apuração no Ipanema Clube agradeceu a Deus e à população pela oportunidade e cumprimentou seu adversário pela disputa democrática. “Trabalharei muito para corresponder à essa votação”, afirmou a prefeita reeleita.

Para a disputa eleitoral de 2012, Dárcy Vera contou com um amplo apoio. A coligação “Seguindo em Frente” reuniu PRB, PC do B, PDT, PHS, PMDB, PP, PPS, PR, PRP, PRTB, PSB, PSC, PSDC, PTN e PSL, garantindo boa vantagem na Propaganda Eleitoral Gratuita exibida na TV no primeiro turno. Agora, essas alianças garantem à prefeita reeleita uma grande maioria na Câmara dos Vereadores. Dos 22 eleitos, 16 vereadores compõem a bancada do governo em Ribeirão Preto, de acordo com os partidos da base que ajudaram a reeleger a prefeita. O bloco de oposição deverá ser formado pelos vereadores do PSDB (Bertinho Scandiuzzi, Gláucia Berenice e Maurício Gasparini), pelo PV (Marcos Papa) e pelo PT (Jorge Parada e Beto Cangussu). Em discurso após a vitória, Dárcy Vera afirmou que conta com o apoio dos vereadores. “Espero que todos me ajudem a melhorar a cidade”, afirmou a prefeita.

Números do segundo turno

Votos apurados: 326.874

Votos válidos: 298.781 (91,41%)

Dárcy Vera (PSD): 155.265 (51,97%)

Duarte Nogueira (PSDB): 143.516 (48,03%)

Brancos: 8.031 (2,46%)

Nulos: 20.062 (6,14%)

Abstenção: 92.561 (22,07%)

Sexta vitória
Em sua carreira política, iniciada em 1992, Dárcy Vera acumula seis vitórias em oito pleitos eleitorais. Em 1992, quando candidatou-se pela primeira vez à Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, não venceu, mas se tornou a primeira suplente da casa e assumiu o cargo em 1995. Em 1996, 2000 e 2004, assumiu uma cadeira na Câmara, tendo sido, em 2004, a candidata mais bem votada da história do Município. A segunda derrota aconteceu em 2002, quando tentou uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 2006, conseguiu se eleger. Dois anos depois, superando Welson Gasparini (PSDB) no primeiro turno, foi a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Ribeirão Preto. Aos 45 anos, é a primeira prefeita reeleita da história da cidade.

Natural de Indiaporã (SP), Dárcy Vera é filha de trabalhadores rurais e se orgulha da trajetória de vida simples, em que trabalhou ao lado da família na roça e como vendedora de porta em porta, entre outras atividades, antes de se tornar comunicadora. A prefeita chegou a Ribeirão Preto em 1986 e iniciou o curso de Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto, faculdade que não concluiu. Mesmo assim, tornou-se radialista e apresentadora de TV, comandando programas de grande sucesso entre as camadas mais populares. Casada com Mandrison de Almeida, Dárcy possui quatro filhos.

Grande responsabilidade
“A vitória da prefeita Dárcy, com uma pequena diferença percentual,  não perde o brilho, mas aumenta  sua responsabilidade, enquanto gestora pública  de todos os ribeirãopretanos. Terá que saber trabalhar com a crítica e governar com muita responsabilidade. Passado o momento do voto, o eleitor – grande protagonista da democracia – deve acompanhar de perto o dia a dia dos eleitos.”

Daniel Rondi, advogado e diretor da Ordem dos Advogados (OAB)


Vitória da democracia
“Esta eleição foi uma das mais disputadas dos últimos tempos. Independente do resultado, quem vence é a democracia. Mas o alto número de abstenções, votos brancos e nulos foi preocupante e pode ser um indicativo da indiferença da população com o futuro de sua cidade. Isso precisa mudar. Também é preciso rever a questão das pesquisas, pois a regulamentação atual deixou a desejar, principalmente em Ribeirão Preto, onde o cenário final foi bem diferente do que o previsto pelos institutos.”

José Carlos Carvalho, presidente da ACIRP



Votos de um bom governo
“Foi um processo democrático, que definiu a vitória e a reeleição da prefeita Dárcy Vera. Como cidadão e representante do SindusCon-SP, faço votos para que ela possa realizar um bom governo. Da nossa parte, estamos, como sempre, prontos para colaborar quando necessário, pensando no bem-estar da população e no engrandecimento da cidade.”

Eduardo Nogueira, diretor da Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP


12 promessas de Dárcy vera

Durante a campanha, nos debates e na propaganda eleitoral gratuita, a prefeita assumiu vários compromissos com o eleitorado de Ribeirão Preto. Confira 12 propostas importantes para a próxima gestão

1. Saúde
Ampliar parceria com o Governo Federal para a implantação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Construir mais três unidades na Vila Virgínia, Quintino e transformar o posto da Cuiabá em 24h. 

2. Infraestrutura Viária
Fortalecer a infraestrutura viária do município, com ênfase em acessos duplicados à cidade e interligações interbairros.

3. Habitação
Fazer mais 18 mil casas em parceria com o Programa “Minha Casa Minha Vida”

4. Transporte
Criação de mais linhas e aumento na oferta de horários, além da construção de dois terminais centrais, oito miniterminais e uma estação na Praça XV. Construção de mais abrigos para espera de ônibus e de 48 km de corredores para ônibus. A prefeita ainda prometeu ônibus mais confortáveis, a volta dos cobradores e passagens gratuitas para 100 mil estudantes da rede pública.

5. Educação
Zerar, em dois anos, a demanda de creches para crianças de cinco meses a três anos com a geração de 10 mil novas vagas e a construção de quatro unidades municipais de Educação Infantil a partir de 2013. Continuar investindo nos projetos pedagógicos e na capacitação dos profissionais da educação.

6. Aeroporto
Implantação efetiva do aeroporto com a finalização das obras de internacionalização e o término das obras do Terminal de Alfandegário.

7. Animais
Criação de uma clínica veterinária para cuidar dos animais.

8. Segurança escolar
Implantação do Sistema Integrado de Vigilância Eletrônica nas unidades escolares com monitoramento 24 horas;

9. Meio Ambiente

Implantar, em parceria com a iniciativa privada, os ecopontos para destinação de pequenas quantidades de resíduos sólidos produzidos pela população. Instalar quatro novos parques públicos e ampliar as áreas servidas pela coleta Seletiva do Lixo.
    

10. Enchentes
Construção de três barragens no Ribeirão Preto e término das obras antienchentes.

11. Hospital da mulher
Construção e implantação do Hospital da Mulher;

12. Desenvolvimento Econômico e Social
Implantar 18 Centros de Atendimento ao Cidadão. Realizar uma parceria público privada, visando a oferta de serviços públicos e de prestação de serviços, tais como: agência dos correios, banco postal, lotéricas, pequenos negócios;

*Clique AQUI e confira a entrevista com Duarte Nogueira (PSDB).

Texto: Luiza Meirelles
Foto de capa: Julio Sian
Fotos: Carolina Alves e Julio Sian

Compartilhar: