Vitrine tecnológica

Vitrine tecnológica

Na 23ª edição da Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho, mais de 1000 marcas oferecerão tecnologia de ponta para toda a cadeia produtiva de cana-de-açúcar

A 23ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, Fenasucro & Agrocana, acontecerá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho. Com a participação de mais de 1000 marcas, a Feira reúne os líderes do mercado e seus principais compradores vindos de todo o Brasil e de mais 30 países. Neste ano, a expectativa é receber mais de 33 mil visitantes e gerar muitos negócios para expositores e compradores, que participarão de rodadas nacionais e internacionais de negócios. Considerada a maior do mundo do setor sucroenergético e, também, a única a reunir toda a cadeia de produção, a Feira é dividida em cinco setores: agrícola, fornecedores industriais de equipamentos e de processos, transporte e logística e energia.

Além desse cenário, que movimenta o setor internacionalmente, o evento também contribui para a macroeconomia da região. São mais de 5 mil pessoas envolvidas diretamente na montagem e na execução, e mais de 12 mil pessoas envolvidas com o evento em todas as esferas, destacando também a movimentação hoteleira que a feira provoca em todo o entorno de Ribeirão Preto e Sertãozinho. Para se ter ideia, somente o pré-credenciamento de visitantes e compradores está 180% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. “A vinda de pessoas do Brasil inteiro e de mais de 30 países confirmam as expectativas. A Fenasucro & Agrocana está preparada para mais uma edição de sucesso, fortalecendo-se cada vez mais como a maior do mundo e sendo a grande alavanca para fortalecer e reposicionar o setor novamente na direção do crescimento”, reforça Paulo Montabone, gerente geral da Feira.

Realizada pelo Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), com apoio do Sindicato Rural e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), de Sertãozinho, a Feira tem coordenadoria técnica da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), com organização e promoção da Reed Exhibitions Alcântara Machado.

Para este ano, em que o setor de energia é uma das grandes apostas da Fenasucro & Agrocana, os organizadores comemoram a notícia de que o Governo Federal investirá R$ 186 bilhões na geração e na transmissão de energia elétrica, entre agosto de 2015 e dezembro de 2018, por meio do Programa de Investimento em Energia Elétrica (PIEE). Para Antonio Eduardo Tonielo Filho, presidente do CEISE Br, esse fato aquecerá os negócios na Feira, vitrine que antecipa tendências e apresenta lançamentos e novidades. “Embora o setor sucroenergético ainda esteja passando por um período difícil, em função da situação crítica da economia do país, a Fenasucro & Agrocana é referência em geração de negócios porque é a maior plataforma expositora das novas tecnologias e de inovações em máquinas, equipamentos, serviços e soluções para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, frisa o presidente.

A liberação dos recursos acontece num momento oportuno, em que as empresas, preocupadas com a competitividade de mercado, estão buscando eficiência e produtividade para seus processos industriais. “O mercado começou a enxergar as novas possibilidades do setor, sendo que a Fenasucro & Agrocana já se preparou para oferecer as soluções necessárias para o novo cenário. Através da apresentação de novas tecnologias e conteúdo técnico relevante que visam ao aumento da eficiência nas diferentes etapas do processo produtivo da cana, a Fenasucro & Agrocana oferece soluções que garantem mais ganhos e redução de custos”, explica Igor Tavares, diretor do portfólio de Energia da Reed Exhibitions.

A captação desses recursos pode ser feita direto nos estantes das empresas participantes ou no Banco do Brasil, que montará estrutura própria de atendimento no recinto da Feira. O Banco oferece um portfólio completo de soluções em crédito para o pequeno, o médio e o grande empresário do setor e participa apoiando e prestando consultoria às empresas, com linhas de créditos para investimento, capital de giro e produtos de seguridade. Os programas objetivam apoiar, fortalecer e auxiliar o setor e os negócios fechados durante os quatro dias de evento.

As linhas de investimentos disponíveis permitem implantação, expansão e modernização da empresa, uso de novas tecnologias, economia de custos com prazos mais longos e carência para pagamento, além de taxas de juros mais baixas. Algumas linhas financiam até 100% do valor do bem. Outra opção para captação de recursos, as linhas de capital de giro, como o BB Giro Empresa Flex Agro, com recursos da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). As taxas de juros estão disponíveis a partir de 1,96% ao mês e o prazo de pagamento pode chegar a 36 meses.

Novos mercados
O gerente geral Paulo Montabone conta que está otimista com as perspectivas de negócios, em especial com o sistema retrofit (reforma com modernização do equipamento) de usinas e também devido às novas oportunidades que a cogeração de energia, por exemplo, trará. “Além disso, outros tipos de indústrias, como as voltadas à citricultura e ao processamento de papel e celulose, também encontram possibilidades de negócios na Fenasucro & Agrocana, pois a maioria dos expositores apresenta produtos e serviços voltados a essas indústrias também”, completa.

Confirmada na Feira, a Exgen Engenharia, de Sertãozinho, desenvolve e executa projetos voltados para empresas das áreas de cogeração de energia por meio de biomassa, resíduos florestais ou industriais, termelétricas, açúcar, projetos EPC/Turn-Key (usinas completas), madeireiro, papel e celulose, petroquímica, entre outros.

Pela primeira vez na Fenasucro & Agrocana, a GasBrasiliano — companhia que integra o sistema Petrobras, sendo responsável pela distribuição do gás natural para uso residencial, comercial, industrial e automotivo (GNV) — traz para a Feira uma nova opção para otimizar e aumentar a receita das usinas, por meio de venda de energia elétrica, gerada pelo bagaço e pelo gás natural. De acordo com Walter Fernando Piazza Júnior, diretor-presidente da empresa, a proposta da GasBrasiliano é complementar à energia gerada pelo bagaço da cana com o gás natural. A empresa, parceira do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), elaborou um cronograma de apresentações, com a participação de especialistas do setor.

Uma das empresas veteranas na participação da Fenasucro & Agrocana é a TGM Turbinas, de Sertãozinho. Adalberto Marchiori, coordenador do departamento de marketing, está confiante sobre os resultados da Feira, principalmente pela expressiva visita de clientes nacionais e internacionais. “É fundamental as usinas buscarem alternativas tecnológicas para fomentar o aumento da geração de energia elétrica a partir da biomassa e o retrofit possibilita autossuficiência em energia da planta, com venda do excedente”, explica Adalberto. Na Feira, a empresa mostrará, também, a nova tecnologia de redutores, como a linha SuperTurbo com acoplamento flexível GearFlex. A TGM vem trabalhando para exportar equipamentos e, com isso, tornar-se mundialmente forte. “Os serviços diferenciados, apoiados em três pilares — disponibilidade operacional, segurança e eficiência da planta — também contam a nosso favor”, ressalta Adalberto.

Capacitação
Durante a Feira, os visitantes terão acesso a mais de 90 horas de debates e palestras com os mais diversificados conteúdos envolvendo mercado e alta tecnologia. Os eventos acontecerão no Espaço de Conferências, atraindo um público mais qualificado. Estão confirmados na programação a 4ª Conferência Datagro CEISE Br, o 3º Congresso de Automação e Inovação Sucroenergética, o Seminário Agroindustrial STAB Fenasucro, o V Seminário CEISE Br/Unica sobre Bioeletricidade - Bioenergy Conference, o Seminário do Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro (Gegis), o Encontro de produtores Canaoeste/Orplana, o Seminário Esalq-Log / Pecege Logística Sucroenergética, entre outros.

Mais conteúdo

Veja a programação completa dos eventos paralelos, palestras e workshops da Fenasucro & Agrocana 2015

PRÊMIO MASTERCANA CENTRO-SUL 2015

Quando: dia 24 agosto 2015, das 19h30 às 23h
O MasterCana é a mais tradicional premiação, que destaca quem é quem no setor sucroenergético.
Realizados desde 1988, os eventos MasterCana reúnem representantes de mais de 2/3 da produção brasileira, em momentos de celebração e network diferenciados.
Mais informações: (16) 3512-4300

4ª CONFERÊNCIA DATAGRO - CEISE BR - FENASUCRO & AGROCANA

Quando: dia 25 agosto 2015, das 08h às 12h40
Tema: “Açúcar, etanol, energia e desenvolvimento econômico”
Evento técnico de abertura da tradicional Feira de Tecnologia e Comércio do Setor Sucroenergético, a FENASUCRO & AGROCANA – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética. A Conferência debaterá perspectivas de mercado, comércio internacional, safras futuras e questões atuais dos segmentos de açúcar e etanol, reunindo autoridades da indústria da cana do Brasil e do exterior.
Mais informações: (11)4191-6994; e-mail: [email protected]
Gratuito – inscrições prévias no site da Datagro 

CERIMONIAL DE ABERTURA DA FENASUCRO

Quando: dia 25 agosto 2015, das 12h40 às 13h20
Cerimônia Oficial de Abertura da 23ª Edição da FENASUCRO & AGROCANA – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética.

3° CONGRESSO DE AUTOMAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SUCROENERGÉTICA

Quando: dia 25 agosto 2015, das 08h30 às 12h30
Temas: Otimização de Processos Industriais|Automação Agrícola| Instrumentação Industrial|Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS)|Instrumentação Analítica|Sistemas de Controle|Tecnologia da Informação, Automação e Telecomunicações|Inovação em Processos Industriais.
A ISA (Sociedade Internacional de Automação) é a maior organização mundial voltada à automação. Fundada em 1945, hoje tem mais de 30 mil membros no mundo, e desenvolve padrões, certifica profissionais da indústria, provê educação e treinamento especializado, além de publicar livros e artigos técnicos, como também organiza conferências e feiras para os profissionais de automação.
Mais Informações: (16) 3041-3007
Gratuito – inscrições prévias no site da ISA-Sertãozinho 

1° Congresso de Automação – ISA Estudantil Sertãozinho

Quando: dia 25 agosto 2015, das 14h às 18h
Tema: Automação
O I Congresso de Automação ISA Estudantil Sertãozinho será o fórum de divulgação do conhecimento técnico e tecnologias de automação.
Mais Informações: (16) 3041-3007
Gratuito - inscrições prévias no site da ISA – Sertãozinho

WORKSHOP DO GRUPO GERHAI

Quando: dia 25 agosto 2015, das 08h às 14h
Tema: Sustentabilidade e Governança Corporativa Aplicadas na Gestão de Pessoas.
O Gerhai - Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria tradicional parceiro da FENASUCRO & AGROCANA, este  ano fará um Workshop tendo como Tema central: “ Sustentabilidade e Governança Corporativa Aplicadas na Gestão de Pessoas - Cases de Associados e de Patrocinadores”.
Mais Informações: (19) 3456-2298
Gratuito - inscrições prévias no contato acima

Bioenergy Conference V Seminário Ceise Br/Unica sobre Bioeletricidade

Quando: dia 26 agosto 2015, das 08h às 17h
Tema: A importância da Bioeletricidade para a competitividade do Etanol
A biomassa constitui-se em grande opção como matéria prima para geração de energia renovável, abundante, limpa e barata. – Pela primeira vez durante a FENASUCRO & AGROCANA acontecerá um dia inteiro de palestras, painéis setoriais e debates para discutir e sugerir alternativas de incentivo ao uso de biomassa para geração de energia, bem como mostrar os avanços tecnológicos e científicos, e analisar os cenários prospectivos do complexo biomassa energética.
Mais Informações: (54) 3226-4113
Pago - inscrições prévias pelo site da Fenasucro 

SEMINÁRIO AGROINDUSTRIAL STAB

 Quando: de 27 agosto 2015, das 08h às 13h
Tema: A Vinhaça na Agroindústria da Cana-de-Açúcar – “Nadir Almeida da Glória”
Palestras voltadas para profissionais de usinas das áreas agrícola e industrial têm como objetivo trazer novidades em tecnologias e manejos para o setor.
Mais Informações: (19) 3433-3311
Gratuito - inscrições previas no site da Fenasucro 

PREMIUM CLUB PLUS – CLUBE DE COMPRADORES

Quando: dia 25 agosto 2015, das 14h às 18h
Um clube de compradores que se concentra em identificar, construir e manter o relacionamento com os visitantes com poder de decisão final da empresa que atuam.

SEMINÁRIO DO GRUPO GEGIS

Quando: dia 27 agosto 2015, das 08h às 13h
Tema: Redução de Perdas no Processo Industrial
Com objetivo de promover, facilitar e manter o relacionamento dos profissionais da área através da mútua colaboração, o grupo de estudos em Gestão Industrial busca suprir as necessidades dos mesmos no âmbito profissional, respeitando a particularidade de cada empresa.
Mais Informações: (16) 3942-3261
Gratuito - inscrições prévias nos contatos acima

ENCONTRO DE PRODUTORES CANAOESTE / ORPLANA

Quando: dia 28 agosto 2015, das 08h às 13h
Temas:Painel 1 - Lançamento de um Programa da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, através do secretário Arnaldo Jardim e Marcos Landell do IAC;
Painel2 – O painel será coordenado por Marcos Fava Neves com a participação de produtores rurais.
Este encontro é realizado todo mês e conta com a presença dos técnicos das associações que fazem parte da Orplana. Em todas as reuniões, uma liderança do setor é convidada a palestrar sobre o que há de novo e importante sendo desenvolvido na área de cana-de-açúcar.
Mais Informações: (16) 3946-3343
Gratuito - inscrições prévias no site da Fenasucro ou pelo telefone acima.

ENCONTRO LIDE

Quando: dia 27 agosto 2015, das 16h às 18h30
LIDE é um grupo de Líderes Empresários destinado a fortalecer o pensamento, relacionamento e princípios éticos de governança corporativa no Brasil.
Formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, o LIDE promove a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo, iniciativas de apoio à sustentabilidade e responsabilidade social.
O LIDE reúne lideranças que acreditam no fortalecimento da livre iniciativa no Brasil.
Mais Informações: (11) 2348-5146

SEMINÁRIO ESALQ-LOG / PECEGE LOGÍSTICA SUCROENERGÉTICA

Quando: dia 28 agosto 2015, das 08h30 às 12h
Tema: Logística Sucroenergética: Oportunidades e Desafios.
Apresentar conceitos relacionados à gestão da logística do setor sucroenergético e discutir casos práticos aplicados à realidade brasileira.
Mais Informações: (19) 3429-4580 ou pelo e-mail: [email protected]
Gratuito - inscrições prévias nos contatos acima.

RODADA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS APLA/APEX

Quando: dia 28 agosto 2015, das 14h às 18h
As rodadas de negócio realizadas pelo Apla movimentarão empresários da indústria, serviços e comércio do setor, “Trata-se de uma oportunidade única para gerar negócios de alcance global, aquecer o setor e atrair empresas e novas tecnologias”, afirmou Flavio Castelar, diretor executivo do Apla.
Mais Informações: (19) 3433-6404

Texto: Rose Rubini

Compartilhar: