
Vocação empresarial
Aguinaldo Biffi Sociedade de Advogados, que tem 23 anos de atuação no mercado, registrou aumento expressivo na busca por orientação jurídica para adaptação à nova realidade econômica
Com vocação para a advocacia empresarial, nas áreas tributária, societária, comercial e trabalhista, e 23 anos de atuação em Ribeirão Preto, a Aguinaldo Biffi Sociedade de Advogados registrou um aumento expressivo na busca por orientação jurídica para adaptação à nova realidade econômica, causada pela pandemia do novo coronavírus.
Entre as situações experimentadas pela maioria dos clientes estão a necessidade de redução da jornada, de salários, da falta de recursos para pagamento de tributos e fornecedores, levando a consultas constantes sobre vantagens e desvantagens do pedido de Recuperação Judicial.
“A primeira e essencial orientação foi preservar o caixa da empresa, porque a falta de lucro por algum tempo não quebra uma empresa, mas a falta de caixa, sim, e rapidamente. Depois, aproximar-se dos credores e negociar as dívidas acumuladas. Na sequência, aguardar e aderir às prorrogações de prazo e parcelamentos especiais baixados pelos governos para ajudar a enfrentar a crise provocada pela interrupção inesperada e imprevisível do faturamento”, explica o sócio titular, Aguinaldo Alves Biffi, que além do exercício da advocacia empresarial, está cadastrado nos tribunais como Auxiliar de Justiça e atua como Administrador Judicial em processos de Recuperação de Empresas.
ADAPTAÇÕES
Segundo Aguinaldo Biffi, o trabalho telepresencial foi surpreendentemente positivo. Todos os membros da equipe ganharam em produtividade e resultados. Atualmente, o escritório conta com oito advogados, estagiários e equipe de profissionais paralegais, composta por economista, contador, administrador de empresas, internacionalista, engenheiro de T.I., além de parcerias com escritórios de advocacia empresarial em São Paulo e Brasília. “Obviamente, houve alguma dificuldade inicial de adaptação, mas superada essa fase, ficou melhor do que antes. Agora, precisaremos pensar, e muito, se o retorno ao modelo antigo é vantajoso. Tudo leva a crer que um sistema misto será o ideal, tanto para o escritório quanto para os clientes. Por exemplo, antes da pandemia, a maioria dos clientes preferia reunião presencial, mesmo que para participar o advogado tivesse de viajar longas distâncias, o que gerava custos elevados, mas era entendido como necessário. Com a experiência forçada da impossibilidade da presença pessoal, as reuniões por teleconferência mostraram-se eficientes e ficou mais barato para os clientes, que deixaram de ter os custos de viagens e para os advogados, que passaram a utilizar o tempo de deslocamento para o trabalho efetivo”, descreve o sócio titular.
Os clientes, na maioria, são pessoas jurídicas de pequeno e médio porte e, também, os sócios e administradores dessas empresas, em questões que se relacionem com os negócios e a sociedade. O escritório atua como um verdadeiro departamento jurídico, procurando manter proximidade tal no dia-a-dia que possibilite atender as demandas como se instalado estivesse ao lado da sala da diretoria executiva, de modo a atender as demandas, sejam simples ou complexas, com rapidez e eficiência, como exige o mundo atual.
Aguinaldo Biffi Sociedade de Advogados
R. Maestro Ignácio Stabile, 517, Ribeirão Preto
Tel.: (16) 3620.0210
www.biffiadvogados.com.br
Facebook: fb.com/biffiadvogados