
Voluntários do Sertão
Evento chega à sua décima edição e deve realizar 20 mil atendimentos no sertão baiano, de 5 a 11 de setembro
A meta do projeto este ano é reunir 200 voluntários, entre profissionais e médicos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Psicologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem. Caminhões, aviões e vans cortarão o país para cumprir uma maratona de atendimento, considerada uma das mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil. Nas edições anteriores, o Voluntários do Sertão mobilizou quase duas mil pessoas e realizou 45 mil atendimentos à população carente que vive no sertão.
A Associação Voluntários do Sertão realizará, de 5 a 11 de setembro, no município de Caetité (BA), atendimentos médicos e odontológicos, cirurgias e promoverá palestras com ênfase em saúde para a população sertaneja carente. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 20 mil atendimentos, na cidade e na zona rural.
No dia 22 de agosto, a Associação Voluntários do Sertão promoveu, na Casa de Campo, a 2ª Feijoada Solidária, para arrecadar recursos para a edição 2010 do projeto. Durante o evento, foram apresentados os caminhões que percorrerão o sertão baiano em setembro — um consultório médico que circulará pela área rural e outro, equipado com uma fábrica de lentes para os atendimentos oftalmológicos —, além de uma ambulância para transporte de pacientes.
O Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000 por Doriedson Pereira, o Dorinho. Segundo o empresário, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia. Cerca de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico.
Nas edições anteriores, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários possui profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos, dentistas e profissionais de saúde, o Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho.
Voluntários
Para o cirurgião plástico, André Venturelli, voluntário desde 2008, participar do projeto é uma maneira de fazer algo para a população carente. “Fazemos o bem para as pessoas e nos sentimos recompensados. Participar do mutirão de saúde e de cidadania é um ato de solidariedade, uma oportunidade para fazermos novas amizades e, é claro, trabalhar muito”, argumenta. Venturelli explica que durante o projeto são realizados pequenos procedimentos cirúrgicos de pele. “Na última edição foram realizadas cerca de 400 cirurgias e a expectativa para este ano é dobrar o número de atendimentos com o acréscimo de novos voluntários”, finaliza.
O cirurgião dentista, Samuel Aguiar, que já prestou atendimento filantrópico com o Exército Brasileiro durante um ano na Amazônia, participará pela primeira vez do projeto. “Essa experiência foi a melhor e mais produtiva da minha carreira. Participar do Voluntários do Sertão será uma maneira de relembrar o período que estive na Amazônia e também uma oportunidade de oferecer saúde para quem precisa e não tem condições. Esse tipo de trabalho é gratificante e emocionante”, garante. Aguiar destaca que, na área da odontologia, serão realizados procedimentos de restauração e extrações dentárias, instrução de higiene oral, palestras de prevenção e pequenas reabilitações protéticas.
a escolha da cidade
Localizada a 750 km de Salvador, Caetité, a cidade escolhida para abrigar o evento em 2010, conta com aproximadamente 48 mil habitantes. O município apresenta coeficiente elevado de mortalidade infantil, embora esse dado tenha sido reduzido nos últimos anos — de 14 para 8,8 por 1.000 nascidos vivos. Outros 11 municípios, situados num raio de 50 km, e comunidades quilombolas, também serão atendidos pelo projeto. Em nove edições já realizadas, o projeto Voluntários do Sertão contabilizou mais de 45 mil atendimentos, com a participação de quase 2 mil pessoas.
Capacitação e geração de renda
Em 2008, a Associação implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, que prevê a distribuição de kits de irrigação para agricultura familiar, além de sementes de hortaliças, bandejas e substratos. Os voluntários da Associação também capacitam os sertanejos para o cultivo desses gêneros alimentícios. Atualmente, o projeto conta com 58 núcleos de hortas comunitárias, que beneficiam 1.740 famílias em 13 municípios.
A Associação Voluntários do Sertão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com estatuto registrado em microfilme pelo oficial de Registros de Títulos e Documentos de Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma organização apta a atuar no terceiro setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Condeúba (BA). Seu objetivo é prover assistência social, saúde, segurança alimentar e nutricional, além de promover o voluntariado como ferramenta de transformação social.
Fotos: Douglas Intrabartolo.