5 temperos que substituem o sal

5 temperos que substituem o sal

Além das opções, a nutricionista Joyce Camarneiro dá a dica de como preparar um tempero de Sal de Ervas

O sal é um dos temperos mais populares do mundo e é de grande importância para o organismo humano. Quando consumido na quantidade correta, menos de 5g diários, ele auxilia no funcionamento do organismo como mecanismo de controle das substâncias que entram e saem do corpo humano, ajudando a manter a quantidade ideal de líquidos e nutrientes, dentro e fora das células humanas.

Mas, apesar de seus benefícios, o sal, consumido em excesso, pode sobrecarregar o coração e rins, pois provoca alterações nos líquidos. Esse problema é a principal causa da hipertensão.

Pensando nisso, o Portal Revide conversou com a nutricionista Joyce Moraes, para listar alguns temperos que podem substituir o sal. Além disso, a especialista também ensinou a receita de um tempero saudável, que também pode ser uma opção. Confira abaixo:

Alecrim

“Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim pode ser útil para auxiliar a digestão dos alimentos e no tratamento de casos de depressão e estados de ansiedade”.

Manjericão

“Pelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorantes. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atua no combate e na propagação dos radicais livres”. 

Manjerona

“A erva, bastante semelhante ao orégano, é usada frequentemente como tempero, mas com suas folhas pode ser preparado também um chá e óleos que ajudam a tratar diversos problemas de saúde. Atua como expectorante, antioxidante, analgésico, afrodisíaco, aromático, revigorante, estimulante, digestiva e antiespasmódica”.

Orégano seco

“Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, entre outras”.

Salsinha

“A salsinha é rica em nutrientes, tais como vitaminas e minerais que são excelentes para a manutenção de uma boa saúde. A salsa ou salsinha é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D. Quanto aos sais minerais, a salsa ou salsinha é rica em cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio”.

Receita: Sal de ervas

Ingredientes: 
Alecrim seco – 10g;
Manjericão desidratado – 25g;
Manjerona desidratada – 10g;
Orégano desidratado – 15g;
Sal (Rosa do Himalaia)– 100g;
Salsinha desidratada – 10g. 

Modo de preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes e guarde em vidro com tampa. O sal deve ser o rosa do Himalaia. A salsinha pode ser substituída por cheiro verde.


Foto: Pixabay

Compartilhar: