A volta às academias depois das comemorações

A volta às academias depois das comemorações

Primeira semana do ano é marcada pelo retorno oficial à vida ativa; Saiba como retomar as atividades físicas sem lesões

A maioria das pessoas aproveitam as festas de final de ano para degustar alimentos saborosos, como chester, peru, arroz com lentilha, entre outros. Mas, após essas datas festivas, as academias são encaradas como a salvação, pois é a hora de perder os quilos ganhos.

Aos que estão começando a prática de atividade física e aos que estão parados há algum tempo, é preciso tomar cuidados para fazer os exercícios com moderação e não sofrer lesões ou problemas mais graves.

Segundo o personal trainer da Cia Athletica, Rodrigo Inouye Gouveia, é comum que no começo de ano as pessoas corram para as academias, pois a maioria coloca os exercícios físicos como uma das resoluções de virada ano.

“É nesta época em que as academias ficam mais cheias, e o motivo são as mudanças de estilo de vida que as pessoas tomam no inicio de ano”, destaca.

Ele frisa ainda que esta fase é o primeiro pico de movimento nos locais de atividades físicas e também coincide com o período de férias e carnaval.

Sem lesões

Para começar o ano bem, colocando os eixos nos lugares, assim como a prática dos exercícios físicos, é preciso recomeçar a academia sem lesões ou fadigas.

Para isto, a personal trainer Juliana Manzoni, da Espaço Fit Academia, relata que as consequências dependem do tempo que a pessoa ficou parada.  "Se foi uma pausa curta, de apenas uma semana, pode-se continuar com o treino de antes, mas vale a pena pegar um pouco mais leve nas cargas na semana do retorno", conta.

Agora, se o recesso foi mais de uma semana, é melhor dar mais atenção aos exercícios para não se sobrecarregar.

Ela diz que, para evitar lesões, o segredo é não ter pressa. “O ideal é um acompanhamento adequado, com objetivos traçados para cada aluno", explica.

E a quantidade de dias treinados durante a fase de readaptação vai depender de quanto tempo a pessoa ficou parada.

"Deve existir um equilíbrio nas atividades. Vale a pena organizar as modalidades e intensidades do que exagerar um dia e se lesionar. A moderação deve aumentar gradativamente, conforme o tempo", orienta a profissional.

O personal Gouveia também aconselha as pessoas no retorno das atividades físicas e comenta que a primeira dica é procurar uma academia ou um profissional adequado. Fazer uma avaliação médica e física é o segundo passo, para depois começar a fazer os treinos de acordo com as indicações profissionais.

“O certo é procurar uma academia ou um profissional que te ajude a entender que atividade física também é um estilo de vida e, é muito saudável”, relata.

Rodrigo diz também que os exercícios devem ser passados aos alunos de acordo com a idade e a rotina da pessoa para que possa trazer benefícios e não prejuízos à saúde.

Ele conclui que grande parte dos indivíduos que começam a prática de exercícios físicos nesta fase realmente tem a intenção de mudar de vida. E, sobre aqueles que desistem no meio do caminho, o personal trainer explica que eles não continuam, pois são mal orientados, ou seja, o treinador coloca metas inadequadas para o estilo de vida da pessoa.

“O treinador precisa ajudar a pessoa a entender que existem métodos e quadros para cada tipo de corpo e as mudanças vão acontecendo de acordo com os hábitos de vida dela”, completa.


Foto: Divulgação

 

 

 

Compartilhar: