Ação beneficente promove dia da prevenção ao AVC neste sábado, 4
Evento acontece das 8h às 11h, em Bonfim Paulista, na região de Ribeirão Preto

Ação beneficente promove dia da prevenção ao AVC neste sábado, 4

“Dia J” da saúde acontece gratuitamente em Bonfim Paulista, a partir das 8h da manhã 

Neste sábado, 4 , em Bonfim Paulista, será realizado o segundo “Dia J” da saúde, a partir das 8h da manhã. O evento, que teve a primeira edição no ano passado, tem como foco a prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), com programação gratuita que vai disponibilizar enfermeiros, teste de glicemia, aferição de pressão e distribuição de material de conscientização fornecido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame, é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e o principal agente de incapacidade no mundo, e a proposta é dar continuidade à ação realizada no dia 12 de dezembro de 2020. 

Segundo Michele Pieri Garcia, com a perda repentina de seu pai, Jorge Luiz Pieri Garcia, aos 59 anos, em novembro do ano passado, após complicações clínicas a partir de um AVC isquêmico, a família decidiu de alguma forma chamar a atenção para esta causa. “Este dia se transformou em um encontro com troca de informações, um momento de dividir histórias, e ainda conseguir conscientizar a população de forma prática, com a realização dos exames e materiais informativos, além do legado que meu pai deixou para todos nós como lição de vida e coragem”, declarou Michele, filha de Jorge Pieri. 

A programação deste sábado, 4 de dezembro, seguirá até as 11h da manhã, na rua Dona Iria Alves, número 95. O evento é totalmente gratuito e todas as medidas de segurança e protocolos de higiene serão mantidos. A recomendação é que todos permaneçam de máscaras de proteção, com distanciamento social e sem aglomeração. 

Sinais de Alerta 

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando há o entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro; e o hemorrágico, quando um vaso intracraniano rompe. 

Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. 

O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem, arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética. 

Serviço - 2° Dia J da saúde: Conscientização e Alerta ao Acidente Vascular Cerebral –Evento gratuito. 
Data:
dia 4 de dezembro 
Horário: das 8h às 11h  
Endereço:
Rua Dona Iria Alves número 95 l Bonfim Paulista 
Programação: 
- Aferição de pressão 
- Teste de glicemia 
- Distribuição de material de conscientização e prevenção ao AVC 
- Entrega de kits snacks pós jejum 
- Lançamento – Assistente Virtual Jorginho

 


Fotos: Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: