Alopecia: uma condição, diversos fatores

Alopecia: uma condição, diversos fatores

Perda de cabelo é o principal sintoma da alopecia, condição que apresenta tipos diferentes e acomete homens e mulheres

Um dos assuntos mais falados nas últimas semanas na internet foi a agressão do ator Will Smith contra Chris Rock durante a cerimônia do Oscar. Chris levou um tapa no rosto após realizar um comentário sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, que tem a cabeça raspada por conta da alopecia, uma condição que causa a queda de cabelo ou pelos em áreas do corpo. A alopecia tem diversas formas de se manifestar, a de Jada é conhecida alopecia areata. O professor de dermatologia da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Luan Moura Hortencio Bastos, explica que essa forma é caracterizada pela perda de cabelos ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. A alopecia pode ser decorrente de influências genéticas, de processos inflamatórios locais ou de doenças sistêmicas e seu diagnóstico é realizado por exames clínicos minuciosos. 

O médico ressalta que a perda de cabelo é o principal sintoma, mas que o padrão da queda pode variar. A alopecia areata não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelo. Neste caso, o sistema imunológico “ataca” os folículos provocando a queda de cabelo. “Trata-se de uma doença de causa desconhecida, provavelmente multifatorial com evidentes componentes genéticos e autoimunes. A pele é lisa e brilhante e os pelos ao redor da placa saem facilmente se forem puxados. Os cabelos, quando renascem, podem ser brancos, adquirindo posteriormente sua coloração normal. A forma mais comum é uma placa única, arredondada, que ocorre geralmente no couro cabeludo e barba”, detalha Bastos. Para tratar a alopecia é importante consultar um médico dermatologista. Além disso, cada tratamento varia conforme a causa. “Existem tratamentos tópicos para passar nas áreas de queda, medicações de uso oral e até mesmo procedimentos como aplicações de medicações injetáveis na pele, para auxílio no tratamento. Na alopecia areata, o tratamento é efetivo, e na maioria dos casos ocorre repilação da área de queda capilar”, finaliza o médico.

TIPOS DE ALOPECIA

Segundo a médica dermatologista, Andrezza Telles Westin, a alopecia é o nome genérico para queda de cabelo, sendo que essa queda pode ter diversas causas, ou seja, diferentes diagnósticos. “Geralmente dividimos em dois grandes grupos, as alopecias cicatriciais, nas quais o cabelo cai e não volta a crescer devido a formação de uma cicatriz no local que deveria existir o folículo piloso; e as não cicatriciais, nas quais poderá ocorrer a repilação completa”, define. Dentre os tipos alopecias não cicatriciais mais conhecidas estão a alopecia areata, androgenética e o eflúvio telógeno. A androgenética é conhecida popularmente como calvície, caracterizada pelas “entradas”, afinamento dos fios e a rarefação capilar. Já o eflúvio telógeno é a queda de cabelos desencadeada por algum agravo, seja ele um quadro infeccioso, como exemplo o pós-covid, hormonal pós gestação, deficiência de vitaminas ou até mesmo o stress. “É autolimitado e possível de recuperação completa, apesar de ser muitas vezes assustador pela quantidade de fios visualizados nas escovas, pisos ou até mesmo ao passar a mão nos cabelos”, salienta Andrezza. 

A médica acrescenta que as alopecias cicatriciais necessitam de um diagnóstico dermatológico correto e rápido para a instauração de um tratamento precoce e assertivo, pois nesse caso a queda é irreversível. “O processo inflamatório que leva a queda dos fios gera cicatrizes e destruição da arquitetura do folículo. Nos últimos anos tivemos um aumento no número de casos de alopecia frontal fibrosante, que se caracteriza pelo recuo da linha de implantação capilar, dando a sensação de um ‘aumento’ da testa, associado a rarefação de sobrancelhas e perdas das costeletas. Elas geram um transtorno estético e psicológico aos pacientes”, explica Andrezza. Sendo uma condição que acomete tanto homens, quanto mulheres, o mais importante no caso da alopecia é uma investigação assertiva para que diagnósticos tardios sejam evitados. “O cabelo é considerado a moldura do rosto, impactando diretamente na identidade, autoestima e bem-estar de ambos os sexos”, conclui a média. 


Foto: Freepik

Compartilhar: