Alto nível de colesterol atinge 40% da população brasileira
Alto nível de colesterol atinge 40% da população brasileira

Alto nível de colesterol atinge 40% da população brasileira

Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado nesta segunda-feira, 8; Data foi oficializada pelo Ministério da Saúde para reduzir o nível da doença

O colesterol, substância gordurosa produzida naturalmente pelo corpo humano, já atinge 40% da população brasileira. Para diminuir o problema, nesta segunda-feira, 8,  é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde, para alertar a população sobre a importância de reduzir o nível da doença.

Embora o colesterol seja uma substância fundamental para o organismo, pois atua na formação das membranas celulares, como vitamina D, hormônios e ácidos biliares, a ingestão excessiva de gorduras pode causar doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil. Somente em 2015, mais de 346 mil morreram em decorrência de problemas cardíacos.

Por isso, o cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Ibraim Masciarelli Pinto, explica que para manter os níveis de colesterol em um padrão que não prejudique a saúde, é recomendada a mudança dos hábitos. “Isso inclui a prática diária de atividades físicas, a não ingestão de alimentos ricos em gorduras e industrializados, além de aumentar a quantidade de vegetais na dieta”, afirma.

O cardiologista diz ainda que água e os alimentos que contêm fibras, como aveia, grãos, vegetais e hortaliças também auxiliam no controle dos níveis de colesterol. O ideal em relação à água, é que a pessoa tome o equivalente de dois a três litros por dia.

Doença

O colesterol é uma substância gordurosa produzida naturalmente pelo corpo humano, com a função de manter as células funcionando adequadamente. O colesterol “bom”, HDL, retira o excesso de colesterol das artérias, impede seu depósito e reduz a formação de placa de gordura. Porém, o chamado colesterol “ruim”, LDL, pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.

Exames

Sobre os exames para saber a dosagem dos níveis de colesterol e triglicerídes, como o HDL (colesterol ‘bom’) e LDL (o colesterol ‘ruim’), o médico fala que este procedimento auxilia as pessoas a identificarem alterações metabólicas e a combater as doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio.


Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Compartilhar: