AME Ribeirão realizou mais de 1,6 mil consultas em janeiro

AME Ribeirão realizou mais de 1,6 mil consultas em janeiro

Para realizar consultas e exames no AME é necessário que o encaminhamento médico da UBS do município do paciente

Até o dia 29 de janeiro de 2024, o AME Ribeirão Preto - Ambulatório Médico de Especialidades realizou 1.671 consultas e 751 exames na unidade. Desde a inauguração, em 27 de novembro de 2023, foram 5.117 atendimentos, sendo 4.048 consultas e 1.069 exames nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Oftalmologia. 

 

Para realizar consultas e exames no AME é necessário encaminhamento médico, depois de passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município do paciente. Após a consulta, é realizado pelo município o agendamento via Siresp - Sistema de Regulação Ambulatorial do Estado de São Paulo.

 

Custeadas 100% com recursos do município de Ribeirão Preto, na ordem R$ 45.312.605,61, desde o dia 1º de outubro o governo estadual assumiu a administração do complexo hospitalar, e a gestão é feita pela Organização Social (OSS) - Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca.

 

Especialidades médicas
 

No total, o AME Ribeirão Preto atenderá 26 especialidades médicas. De dois em dois meses, gradativamente haverá a evolução nos atendimentos, com previsão de conclusão de implantação de todas as especialidades em 18 meses.


Centros cirúrgicos

Quatro centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.

 

Salas de exames

A estrutura do AME tem ainda 22 salas para exames, sendo quatro salas para ultrassom, duas para endoscopia/broncoscopia, colonoscopia, uretrocistoscopia, urodinâmica, fobronasolaringoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa e holter, teste ergonômico, duas salas para exames oftalmológicos, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, exames de otorrinolaringologia, sala baritada para tomografia computadorizada, com sala de apoio e comando, cintilografia e espirometria.  

 

Salas de apoio

São 22 salas de apoio para recuperação, observação, curativos, pequenos procedimentos, guarda de material estéril, sala de gesso, esterilização, medicação, medicamentos, de coleta, três salas técnicas, um arsenal, central de materiais e cinco salas de espera.

 

Especialidades médicas

As especialidades médicas oferecidas no AME serão: alergia/imunologia, anestesiologia, cardiologia adulto, cardiologia infantil, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto, endócrino GO, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, obstetrícia – médio risco,  oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, Proctologia, reumatologia e urologia. 

 

Especialidades não médicas

O AME também oferecerá especialidades não médicas, como enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: