Anvisa concede registro para remédio usado no tratamento de AME
No Facebook, pais do bebê Joaquim comemoraram decisão

Anvisa concede registro para remédio usado no tratamento de AME

Diretor da Anvisa acredita que medida poderá baratear o Spinraza no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta sexta-feira, 25, o registro ao medicamento Spinraza, utilizado no tratamento de pessoas acometidas da Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME), como o caso do bebê Joaquim. Agora, o remédio poderá ser comercializado no Brasil. O Spinraza já está registrado no EUA, Europa, Japão e Canadá.

Leia mais:
Decisão da presidente do STF anima pais de Joaquim na luta contra a doença

A Anvisa publicará na segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União o registro do medicamento, cuja fórmula é nusinersena, que é solução injetável e concentração de 2,4 mg/mL. O diretor-presidente da agência, Jarbas Barbosa considerou que a decisão mudará a história dos portadores da AME.

"É um medicamento que muda a história da AME, dando uma possibilidade concreta de melhora significativa na qualidade de vida dos portadores dessa doença", ressalta o diretor-presidente da Anvisa, que disse que agora, a empresa detentora da fórmula poderá oferecer o medicamento com preços mais baixos no país.

Para a comprovação de segurança e eficácia, foram apresentados no dossiê de registro do medicamento, dentre outros documentos, relatórios de estudos não clínicos, dados de tecnologia farmacêutica como produção, controle de qualidade, validações analíticas, informações do fármaco e dos excipientes e estudos de estabilidades, dentre outros.

A decisão foi comemorada no Facebook pelos pais do bebê Joaquim, que neste ano realizaram uma campanha para arrecadação de fundos para a compra do medicamento, e mobilizaram Ribeirão Preto em torno do tema.

“Há exatamente um ano, a medicação Spinraza estava encerrando seus estudos antecipadamente porque os resultados foram alcançados. Hoje, comemoramos com grande alegria, emoção e entusiasmo a aprovação do medicamento na Anvisa. Isso não quer dizer que a medicação já vai estar disponível no SUS, mas é um grande passo para todos portadores do AME. Obrigado a todos envolvidos na Anvisa. Vocês estão mudando a vida de Jojo e de muitas crianças”, escreveram.

 

 


Foto: Reprodução Facebook

Compartilhar: