Apenas 20% dos pacientes que contraem Zika apresentam sintomas clínicos
Apenas 20% dos pacientes que contraem Zika apresentam sintomas clínicos

Apenas 20% dos pacientes que contraem Zika apresentam sintomas clínicos

Meio de proteção individual para evitar a doença é o uso de repelentes

Apenas 20% das pessoas que contraem Zika apresentam sintomas clínicos da doença. A informação consta em relatório sobre o vírus elaborado pelo Laoboratório Behring de Ribeirão Preto e obtido com exclusividade pelo Portal Revide.

Para se proteger do vírus, o meio mais indicado individualmente é o uso de repelentes, sempre utilizados na dose descrita pelo fabricante, observando que há produtos que possuem duração curta. “A proteção coletiva, dentre outras, é feita pela eliminação de criadouros do vetor”, diz a biomédica e uma das responsáveis pelo Laboratório Behring de Ribeirão Preto, Luzia Costa Barreira.

Tipos de transmissão

A transmissão do vírus Zika não é feita apenas pelo vetor, mas há também outras maneiras para isso acontecer. Confira:

Transmissão perinatal: há evidências de que a mãe infectada com o vírus Zika nos últimos dias de gravidez pode transmitir o vírus ao recém-nascido durante o parto.

Transmissão materno fetal: foi confirmada no Brasil em mulheres grávidas as quais tiveram fetos e recém-nascidos com malformações severas. O  genoma viral (RNA) do Zika foi detectado no líquido amniótico e no sangue de grávidas. Há casos no Brasil que sugerem infecção transplacentária causando malformações severas.

Transmissão por transfusão de sangue: as arboviroses podem ser transmitidas por transfusão de sangue, como já foi documentada a infecção por dengue.

Transmissão sexual: em 2008, um cientista americano que trabalhava no Senegal voltou para os Estados Unidos, onde morava, com sintomas de infecção por Zika. A esposa não havia viajado para fora dos Estados Unidos desde 2007 e, após relação sexual com o marido, desenvolveu sintomas da doença, sugerindo, então, transmissão sexual. A infecção foi confirmada por testes específicos.  Há relatos também de detecção de ZIka no sêmen e urina.

Veja como funciona o diagnóstico laboratorial da doença:



A doença no País

Os primeiros relatos da presença de Zika vírus no Brasil foram a partir de abril de 2015. O principal vetor da doença é o mosquito Aedes aegypti, que circula na maioria dos estados brasileiros, mas a Zika também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes albopictus, que circula em áreas subtropicais, como no sudeste.

A introdução do Zika no Brasil pode ter ocorrido em 2014, no Estado do  Rio de Janeiro, em um campeonato de canoagem com a participação de quatro times que vinham de países onde havia a circulação do vírus: Ilhas do Pacífico (Polinésia francesa, Nova Caledonia, Ilhas de Cook e Ilhas de Páscoa).

Serviço
Laboratório Behring

Endereço: Av. Nove de Julho, 1451
Telefone: (16) 3515-4500
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h | Sábado, das 7h às 12h


Foto: PIxabay

Compartilhar: