Aplicativo “Hora Marcada” já tem três mil pacientes cadastrados em Ribeirão Preto

Aplicativo “Hora Marcada” já tem três mil pacientes cadastrados em Ribeirão Preto

Sistema de agenda médica da rede municipal já funciona para dez Unidades Básicas de Saúde

Em 44 dias de operação em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ribeirão Preto, o aplicativo “Hora Marcada” registrou adesão de 3.079 pacientes, segundo levantamento feito pela Prodesp, empresa de informática do Governo do Estado de São Paulo que criou a tecnologia, e pela Secretaria Municipal da Saúde. Foram feitos 2.974 downloads do app, que já conta com 12.292 acessos.

O aplicativo funciona como uma agenda médica para os pacientes atendidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e permite cancelar ou reagendar o atendimento e consultar o histórico de agendamentos no celular, oferecendo menos deslocamento e perda de tempo aos usuários.

Até o momento, foram cerca de 1.216 agendamentos, 314 cancelamentos de consultas e mais  96 reagendamentos. O secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, ressalta que o “Hora Marcada” é um avanço e uma inovação extremamente importantes para a saúde pública das cidades brasileiras, sendo Ribeirão Preto pioneira na ação. “A população está se acostumando com a comodidade que a tecnologia pode nos proporcionar na saúde pública. Na impossibilidade de comparecimento numa consulta, por exemplo, basta desmarcar e reagendar, sem se deslocar de casa e enfrentar filas, isso é fabuloso”, comemora Scarpelini.

Em 16 de julho, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, esteve no Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, para lançar o piloto do aplicativo "Hora Marcada". A cidade é a primeira do Estado a receber a plataforma.

Agendamentos

Com o Hora Marcada, é possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da Unidade Básica de Saúde de referência do munícipe. Para agendamento de especialidades e exames é necessário o encaminhamento médico da UBS.

O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa, ou seja, crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores, mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.

O “Hora Marcada” está disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, na Apple Store. Após a instalação, basta preencher informações básicas como número do cartão SUS e CPF. O “passo a passo” pode ser consultado no site, onde há um vídeo tutorial e uma relação de Perguntas Frequentes para orientar a população.

Unidades cadastradas

A implantação será expandida gradativamente no município. Veja as unidades cadastradas:

UBS José Sampaio (Dr. Rubens Nicoletti Filho)

UBS Vila Tibério (Wilma Delphina de Oliveira Garotti)

UBS João Rossi (Pr. Dr. Jacob Renato Woiski)

UBS Vila Abranches (Carlos Chagas)

UBS São José (José Ribeiro Ferreira)

UBS Jd. Maria Das Graças (Dr. José Carlos Say)

UBS Adão Do Carmo Leonel (Dr. Luiz Phelipe Tinoco Cabral)

UBS Vila Recreio (Dr. Adalberto T. Andrade)

UBS Ipiranga (Dr. João Paulo Bin)

UBS Vila Mariana (Oswaldo Cruz)


Foto: Divulgação

Compartilhar: