Após ter atendimento suspenso, Unidade de Emergência do HC de Ribeirão Preto volta a receber pacientes

Após ter atendimento suspenso, Unidade de Emergência do HC de Ribeirão Preto volta a receber pacientes

Direção havia suspendido o atendimento nesta terça-feira, 26, em decorrência da superlotação da unidade

Nesta quarta-feira, 27, o Hospital das Clínicas Unidade de Emergência (HC-EU) de Ribeirão Preto, anunciou a reabertura dos atendimentos aos pacientes. O hospital havia comunicado nessa terça, 26, que em decorrência da superlotação da unidade, o atendimento estaria suspenso temporariamente.

Em nota, a unidade afirma que desde a noite de ontem, os atendimentos em pacientes pediátricos já tinham retornado. Porém, o hospital informa que as condições não são ideias e pede para que somente casos de maior complexidade sejam solicitados pelo sistema Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e discutido com o Núcleo Interno de Regulação da Unidade de Emergência (NIR-UE).

O HC também declara que se a situação que ocorreu nessa terça, voltar a se repetir, onde pacientes forem colocados em risco, medidas extremas serão adotadas novamente.

Superlotação da Unidade

O Hospital das Clínicas Unidade de Emergência (HC-EU) de Ribeirão Preto, localizado Rua Bernardino de Campos, no Centro da cidade, emitiu um comunicado na terça, 26, declarando a condição de superlotação da unidade.

O documento afirma, que mesmo com a notificação, pacientes continuaram sendo encaminhados ao hospital, que não tinha mais vagas para atendimento. Com ocupação de 314% da sala de urgência adulta.

O hospital informou também que havia pacientes dentro de ambulâncias no pátio da unidade, sem um local para serem acomodados. Então devido à situação, eles interromperam temporariamente o atendimento de novos pacientes na Unidade de Emergência do HCFMRP-USP, até que as condições fossem normalizadas.

Em nota, o documento afirma: “Compreendemos que estas medidas são extremas, porém, se não adotadas, levarão a consequências imensuráveis e irreversíveis a saúde de pacientes. Solicitamos que os atendimentos sejam direcionados a outras hospitais da rede ou mesmo que haja contratação de serviço na rede privada, em caráter extraordinário”, diz trecho da nota divulgada na terça, 26.


Foto: Revide

Compartilhar: