Após vencer o câncer de mama, mulheres desfilam

Após vencer o câncer de mama, mulheres desfilam

Com a possibilidade de passar um dia diferente em evento promovido pela USP, elas vivem dia de princesa no SESC

Nesta terça-feira, 27, às 20h, será realizada a segunda edição do Desfile Rosa, no SESC de Ribeirão Preto, que contará com a participação de modelos acometidas pelo câncer de mama.

Comemorando o Outubro Rosa, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama, o evento é gratuito e tem como objetivo transformar as pacientes com a doença em um dia diferente, quando o processo de adoecimento será transformado em emoção e superação.

Segundo uma das organizadoras do desfile, Marcela Baggini, o intuito é aumentar a autoestima das pacientes e mostrar para a comunidade que há vida após o diagnóstico de um câncer de mama.

Ao todo são 16 modelos com idades variadas, desde os 28 aos 75 anos, todas portadoras da doença que vão desfilar com roupas patrocinadas pela loja SolSuh Modas.

Quando começou?

Criado o ano passado por integrantes do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema), que atende cerca de 250 mulheres por ano de Ribeirão Preto e região, o desfile rosa veio para somar um novo conceito de qualidade de vida.

Segundo a enfermeira responsável pelo grupo, Maria Antonieta Prado, o desfile rosa é um evento esperado pelas mulheres, que se revezam para que todas possam ter ‘um dia de modelo’. “Resolvemos fazer neste mês, por razão da campanha Outubro Rosa e, mostrar a elas que é possível viver feliz e com qualidade de vida após o diagnostico do câncer,” afirma.

Ela comenta ainda que o evento é uma forma de trabalhar com a vaidade das pacientes, que convidam familiares e mostram que, mesmo depois do resultado do câncer e do seu tratamento, que inclui desde a retirado do nódulo, parte ou toda a mama, é possível ser bonita e ter autoestima.

Rema

Criado há 26 anos pelas professoras Marli Villela Mamede, Maria José Clapis e Ana Maria de Almeida, que é a atual coordenadora, o Rema já beneficiou cerca de 1380 mulheres com câncer de mama.

Além das pacientes, o grupo é uma forma de aproximar os alunos da prática. “São graduandos e pós-graduandos dos cursos de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia que trabalham com o cuidado integral individual e coletivo”, afirma a professora Ana Maria de Almeida. “Além disso, permite aos alunos experiências significativas sobre o processo de adoecimento, tratamento e reabilitação das mulheres com câncer de mama, permitindo ainda o acompanhamento das mulheres em cuidados paliativos e suas famílias”.

Inscrição gratuita

Para participar da segunda edição do “Desfile Rosa – A beleza e a força da mulher no controle do câncer de mama” basta se inscrever clicando aqui.
 
As parceiras de evento deste ano são SolSuh Modas, Mateus Barbassa, Rádio USPRP, ABRACCIA, New Tons Instituto de Beleza, Chef Di Serio, entre outros. A realização é do REMA e da EERP.  

Revide On-line
Laura Scarpelini com informações de assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: