ARTESP e concessionárias reforçam campanha do Outubro Rosa nas rodovias
Iniciativa visa incentivar o autocuidado para prevenir o câncer de mama
A ARTESP e as 20 concessionárias que fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias apoiam a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo incentivar o autocuidado para prevenir o câncer de mama.
A iniciativa é uma parceria com a ONG Orientavida que, com a campanha Pense Rosa, já realizou mais de 11,7 mil mamografias, doadas a pessoas com menos acesso aos serviços de saúde como comunidades ribeirinhas, quilombolas entre outras.
Durante todo o mês as concessionárias exibirão nos painéis eletrônicos distribuídos ao longo dos 11 mil quilômetros da malha concedida mensagens que conscientizam sobre a necessidade da realização de exames preventivos como a mamografia.
O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres em todo o mundo e, por isso, deve ser discutido e combatido com ajuda do autoexame. Os principais sintomas suspeitos deste tipo de câncer são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Além disso, também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Outubro Rosa
O mês de conscientização para o controle do câncer de mama é um movimento internacional, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos.
Celebrado anualmente, o Outubro Rosa tem o intuito de colocar o assunto em pauta na sociedade, estimular a participação da população, empresas e entidades com ações que contribuam no combate à doença, além de compartilhar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento para redução da mortalidade.
Divulgação