Artigo científico para crianças explica o processo de regeneração dos dentes

Artigo científico para crianças explica o processo de regeneração dos dentes

Grupo de pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP publicou artigo na revista científica para crianças “Frontiers for Young Minds” que passou por revisores de 8 a 15 anos

A cárie dentária pode levar a dor intensa. Causada por bactérias que se alimentam de doces e alimentos ricos em carboidratos, as cáries são vistas como vilãs, e para se proteger delas, os dentes criam uma espécie de barreira dura dentro de si. A formação dessa barreira é chamada de reparação dentária porque as células do dente reconstroem, a partir de dentro, as paredes que foram destruídas pela cárie. Cientistas tentaram imitar a criação dessa barreira em laboratório, usando as células do dente, mas realizar todo o processo de reparo dentário em laboratório não é tarefa fácil. É sobre isso o artigo científico Can We Help Teeth to Repair Themselves?, direcionado a crianças e revisado por elas na revista Frontiers for Young Minds.

O trabalho é conduzido por um grupo de pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “O artigo mostra métodos de imagem que o cirurgião-dentista pode utilizar para avaliar a neoformação tecidual no consultório e os métodos usados na investigação em laboratório. E explica como as células-tronco podem ser coletadas da polpa dentária para serem usadas em engenharia tecidual e na formação de diferentes tecidos e órgãos”, conta à Agência Fapesp Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, professor da Forp e coordenador do grupo. Além disso, um dos autores, Luciano Aparecido de Almeida Junior, abordou a temática em sua tese de doutorado desenvolvida com bolsa da Fundação.

Artigo explica pesquisa científica em linguagem clara para crianças – Foto: Frontiers for Young Minds


Regeneração

Segundo o artigo, a barreira protetora, semelhante à dentina, criada pelos dentes para se protegerem das cáries, pode ser vista pelos dentistas através de radiografias. Além disso, como apontam os pesquisadores, o dente também pode formar a barreira depois que o dentista removeu a cárie, porque o dentista usa produtos que ajudam o dente a se reconstruir e formar novos tecidos, e este tratamento protege o dente. “Com base nessas descobertas, vários estudos estão sendo realizados para nos ajudar a entender melhor como os dentes conseguem se regenerar e como podemos usar o que descobrimos para tratar cáries e outras doenças da boca”, escrevem os pesquisadores. 

Os pesquisadores descobriram que, na polpa dos dentes, existem células “incrivelmente especiais”, como definem, que podem formar novas partes do dente. São as chamadas células-tronco, que podem ser encontradas tanto em dentes permanentes/adultos quanto em dentes de leite. “Estudos investigando células-tronco de dentes de leite descobriram que essas células-tronco podem se multiplicar e se transformar em muitos outros tipos de células, como coração, fígado, osso, músculo e vários outros tipos”, informam, destacando a importância das células-tronco não só no processo de regeneração do dente como na reparação de tecidos de outros órgãos. 

Para conferir o artigo clique aqui

 

*Informações do Jornal USP de Ribeirão Preto


Foto: Frontiers for Young Minds

Compartilhar: