Autoteste de HIV apresenta falhas e é suspenso em Ribeirão Preto
Em alguns lotes do autoteste, não era possível obter um resultado conclusivo, apontou a Anvisa

Autoteste de HIV apresenta falhas e é suspenso em Ribeirão Preto

Suspensão foi emitida pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde solicitou a suspensão do projeto piloto do autoteste de HIV nas 14 cidades que faziam parte do programa, incluindo Ribeirão Preto.

A orientação se deve após a falha identificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que implica na impossibilidade de interpretação do resultado. 

A agência realizou o teste a pedido do Ministério da Saúde, após relatos de problemas na finalização do resultado de dois lotes dos 98 adquiridos, sendo que cada um conta com cerca de 4 mil testes. A Anvisa prosseguirá com a investigação de amostras representativas de outros lotes.

O Ministério orienta a quem fizer o autoteste que observe a linha de controle. Caso esteja ausente, o que torna o teste inválido, a pessoa deve procurar os locais onde pegou o produto para realizar outra alternativa de diagnóstico rápido.

Além de Ribeirão Preto, tiveram os testes cancelados as cidades de: São José do Rio Preto, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Santos, Piracicaba, e São Bernardo do Campo.

Após a divulgação da nota pelo governo federal, as prefeituras dos municípios já iniciaram a retirada dos autotestes dos postos de saúde. 

Leia mais:
Saúde de Ribeirão Preto distribuirá autoteste gratuito para HIV


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: