Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz alerta de estoques baixos
O atendimento do Banco de Sangue de Ribeirão é de segunda a sábado, das 7h às 18h; Veja como doar

Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz alerta de estoques baixos

O déficit está em 16% e todos os tipos sanguíneos estão com estoques críticos, principalmente o tipo O+

Os estoques do Banco de Sangue Ribeirão Preto estão chegando a níveis críticos, com déficit em 16%. Segundo comunicado do banco, o inverno e considerado um período  preocupante pois naturalmente inibe os usuais doadores. "Por outro lado, é a estação do ano em que aumentam as doenças respiratórias, em que há muitas intercorrências hospitalares, com necessidades de transfusões", explica a nota da instituição.

Nesse contexto, os estoques estão 16% abaixo do ideal. Segundo Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 50 coletas diárias. "Neste momento estamos atingindo uma média de apenas 35 doações. A situação está pior ainda com sangue O+, cujo estoque está 40% abaixo do normal. Por isso, fazemos um apelo para que a população de Ribeirão Preto se solidarize com essa causa e venha doar sangue", diz Eli Mendes.

O tipo de sangue O+ é o único que pode ser utilizado em bebês de até seis meses, com RH positivo, quando uma transfusão é necessária. Ou seja, todos os recém-nascidos que necessitam de doação, recebem sangue O+ ou O- (este último doador é universal). "Assim, é importante manter os estoques abastecidos deste tipo sanguíneo, assim de todos os outros, já que uma única doação pode salvar até quatro vidas", conclui Eli.

Como e quem pode doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, micropigmentação de sobrancelha, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho. Mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

Serviço:

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895

Telefone: (16) 3610-1515

Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.


Foto: Arquivo Agência Brasil

Compartilhar: