Banco de Sangue de Ribeirão Preto inaugura unidade em novo endereço
Banco de Sangue de Ribeirão Preto inaugura em novo endereço

Banco de Sangue de Ribeirão Preto inaugura unidade em novo endereço

Nesta semana, entre os dias 7 e 8, as mães que fizerem doações receberão uma homenagem

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está de casa nova, a apenas 50 metros do antigo endereço, na Rua Quintino Bocaiúva, 975. As novas instalações oferecem aos doadores uma estrutura completa, fora de um ambiente hospitalar, garantindo exclusividade, qualidade e segurança nos atendimentos, realizados de segunda a sábado, das 7h às 18h. 

“Se antes tínhamos potencial para receber em média 70 doações diárias, agora estamos preparados para receber confortavelmente até 90 doadores” explica Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue sobre o aumento de 28% na capacidade de atendimento na nova unidade. 
 
O Banco de Sangue também ressalta que segue rigorosamente todos os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19 e convida toda população de Ribeirão Preto para conhecer o novo espaço da instituição, que já está em pleno funcionamento. 

“Todos são bem-vindos, é uma oportunidade de também fazer o seu gesto solidário de doar sangue, neste período de baixa em nossos estoques, em razão da crise sanitária que o país está enfrentando. É importante que as pessoas se lembrem que a doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais, inclusive dos que estão em tratamento pela Covid-19" enfatizou Eli Mendes. 

Como parte da Campanha “O amor de mãe transforma vidas e é cheio de esperança”, nesta semana entre os dias 7 e 8, as mães que foram até o Banco de Sangue de Ribeirão Preto realizar uma doação, serão homenageadas com uma lembrança especial de Dia das Mães. 

Requisitos básicos para doação de sangue 

Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, etc) em bom estado de conservação. 

Possuir idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos, menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação. 

Estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, 50 kg. 

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e aguardar 3 horas após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos - Não é preciso estar em jejum. 

Caso tenha feito tatuagens e/ou piercing, é necessário aguardar 12 meses, exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada). 

Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, é preciso aguardar seis meses. 

Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias, não ter tido Sífilis, Doença de Chagas, HIV ou diabetes em uso de medicações. 

Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, consulte a equipe do Banco de Sangue. 

Critérios específicos para Covid-19 

Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar a doação de sangue. 

Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar a doação. 

Candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos à doação pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas. 

Candidatos à doação que foram infetados pelo SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação). 
 
Serviço: Banco de Sangue de Ribeirão Preto  
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 975 – Vila Seixas 
Horário: Atendimentos das 7h às 18h, de segunda a sábado.  
Contato: Telefone - (16) 3977-5900 WhatsApp - (16) 99702-0830 

*Com informações de àsClaras Comunicação


Foto: Divulgação/Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Compartilhar: