Banco de Sangue em Ribeirão Preto está com déficit de mais de 200 bolsas
As doações podem ser feitas em diferentes regiões da cidade; confira a dica de especialista

Banco de Sangue em Ribeirão Preto está com déficit de mais de 200 bolsas

A situação mais preocupante é a do tipo sanguíneo O+, que possui apenas cinco no estoque; para este tipo, o número mínimo de bolsas é de 354

O Banco de Sangue do Hemocentro em Ribeirão Preto precisa de 207 bolsas para alcançar o número ideal de estoque. A situação mais perigosa é a do tipo sanguíneo O+, que possui apenas cinco bolsas. O número mínimo ideal para este tipo é de 354.

Outros tipos sanguíneos que estão em falta são O-, A-, B- e AB-. Para estes faltam 76, 31, cinco e duas bolas respectivamente. O tipo sanguíneo A+ é o que apresenta maior número de bolsas no estoque. São 133 acima do mínimo de segurança. Os tipos AB+ e B+ também possuem números regulares.

Leiva Vieira diz que não há substituto para o sangue. A agente de captação de doadores Leiva Vieira diz que não há substituto para o sangue. “Essa pessoa que está passando por problemas depende da boa vontade de terceiros que possam doar”.

Leiva fala que no início e no meio do ano, os números de bolsas de sangue no estoque diminuem. “Sempre que passamos por períodos que saem da rotina comum, o estoque cai, pois as pessoas viajam e geralmente têm outros compromissos”.

Para a agente, o princípio para colaborar é que o doador esteja saudável. “No local da doação, o possível doador passa por uma triagem e uma entrevista com aproximadamente 80 questões. Só neste momento é decidido se a pessoa está apta para doar naquele momento”.

O homem pode realizar doações a cada três meses. Já a mulher a cada quatro meses, sendo três vezes ao ano.

Locais para doação

Unidades
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto - USP
Onde: Rua Tenente Catão Roxo, 2501 -  Entrada pela Rua Prof. Hélio Lourenço

Hemocentro de Ribeirão Preto - Posto de Coleta
Onde: Rua Quintino Bocaiuva, 470 

Horário de funcionamento para doação de sangue: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30, apenas na unidade da USP.


Foto: Divulgação

Compartilhar: