Batatais, na região de Ribeirão Preto, começa lockdown neste sábado, 15
Prefeitura publicou decreto em que cita agravamento da situação do município nas últimas semanas
A Prefeitura de Batatais, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, inicia neste sábado, 15, lockdown de 16 dias em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 no município.
Segundo Decreto Municipal 3.988, publicado na quinta-feira, 13, o período de restrição máxima segue até 00h de 31 de maio, podendo haver prorrogação, caso as autoridades sanitárias considerem necessário.
Entre as determinações da Prefeitura, está o toque de recolher durante todos os dias do lockdown, das 20h às 5h da manhã seguinte. Também estão suspensas as aulas presenciais das redes pública e privada, mantendo-se apenas o ensino a distância, on-line.
A comercialização de qualquer tipo de bebida alcoólica está suspensa em Batatais durante todo esse período, assim como o funcionamento de qualquer atividade comercial e prestação de serviços — igrejas e cultos religiosos de qualquer natureza, industrias e escritórios, salões de beleza, estética, academias, clubes, feiras livres e comércios de rua em geral, casas de material de construção, oficinas mecânicas, borracharias, lotéricas, entre outros, e, ainda, serviços de pedreiros, pintores, manicures, cabelereiros, entre outros profissionais liberais.
Também estão proibidas aglomerações em vias e espaços públicos (praças e parques), ou locais privados, como clubes, chácaras e outros eventos particulares. Atividades físicas individuais e coletivas amadoras ao ar livre também não podem ser realizadas. Estão suspensos, inclusive, os serviços de transporte coletivo público durante o lockdown.
Os cidadãos que infringirem o toque de recolher em Batatais sem justificativa plausível poderão receber multa de até um salário mínimo vigente.
Está permitido o funcionamento de:
• Postos de combustíveis, das 6h às 20h
• Escritório de contabilidade, com porta fechada e 30% de funcionários
• Farmácias
• Serviços de Saúde
• Serviços de coleta de lixo
• Cartório de Registro Civil
• Serviços de provedores de internet, fornecimento de água e distribuição de energia somente em casos de urgência e emergência, em sistema de plantão
• Autoatendimento em caixas eletrônicos de agências bancárias, com limite de 30% de capacidade
Funcionamento permitido apenas por delivery:
• Supermercados, mercados, mercearias — assim entendidos os estabelecimentos que tiverem 70% ou mais da sua área de venda ocupada por produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal), não importando o CNAE do estabelecimento. No entanto, entre este sábado e segunda-feira, 17, esse setor pode funcionar, evitando a concentração de público
• Padarias e açougues
• Comércio atacado e varejista de hortifruti
• Distribuição em atacado e varejo de gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso domiciliar e industrial
• Comércio e insumos médico-hospitalares e de higienização
• Restaurantes, lanchonetes e carrinhos de lanches
• Pet shops
Tributos
As datas de vencimento de todos os tributos municipais, das administrações direta e indireta, no período de 15 a 31 de maio de 2021, estão suspensas — considerando a data de vencimento o primeiro dia útil no término do período previsto.
A pandemia na cidade
O último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Batatais, em 13 de maio, indica que a cidade já contabiliza 4.610 casos confirmados de Covid-19, sendo 4.005 recuperados, 480 pacientes em isolamento social e 103 mortes pela doença. São 13 pacientes internados na rede municipal e nove entre convênios e internações particulares. A cidade também investiga 730 casos suspeitos da Covid-19.
Segundo o Vacinômetro do Governo de São Paulo, Batatais já aplicou 20.699 doses das vacinas disponíveis contra a doença, sendo 6.998 pessoas imunizadas com as duas doses.
Foto: Freepik