Bem estar: Mitos e verdades sobre os treinos físicos
O educador físico Eduardo Sangali falou sobre os mitos e verdades sobre os treinos físicos

Bem estar: Mitos e verdades sobre os treinos físicos

Treinar em jejum potencializa a perda de gordura? Abdominais diminuem a gordura localizada? Posso treinar todo dia? Confira as respostas

Atualmente há muitas teorias sobre os treinos físicos e seus efeitos no corpo humano. Muitas vezes não sabemos se Eduardo Sangali, educador físico essas suposições são verdadeiras ou não, e acabamos praticando exercícios errados. Pensando nisso, o Portal Revide procurou o especialista Eduardo Sangali, da Espaço Fit Academia,  para solucionar os mitos e verdades sobre as atividades físicas. Confira abaixo:

Abdominais diminuem gordura abdominal e localizada?

A grande maioria dos leigos e praticantes de exercícios físicos ainda sofre com a velha história de que “quanto mais abdominais eu fizer, mais gordura abdominal e/ou localizada vou queimar”. Os exercícios que trabalham isoladamente uma musculatura, como as musculaturas do reto abdominal têm como principal objetivo a melhora do desempenho de força e hipertrofia e não a redução dessa gordura localizada. Os abdominais devem fazer parte do seu treino, porém para obter a redução da gordura abdominal, é necessário que também haja bons hábitos alimentares.

Musculação gera lesões com maior facilidade que outras modalidades esportivas?

Assim como várias outras modalidades esportivas, o risco de sofrer uma lesão quando se treina musculação é real. Contudo, a musculação ainda é muito utilizada por treinadores de várias modalidades como futebol, vôlei, atletismo, entre outras, como forma de fortalecer todo tecido miotendinoso e ósseo – músculos, tendões e ossos – obtendo grande melhora de desempenho e gerando melhor mobilidade e estabilidade as articulações do corpo. Dessa forma, há sim um risco de sofrer lesões quando se está treinando musculação, porém, não podemos afirmar que este risco é maior que outras modalidades esportivas.

Verdade ou mito: “Adolescentes, idosos, gestantes e deficientes não podem praticar musculação”.

Mito. Há muito tempo se ouve falar que adolescentes, idosos, gestantes e deficientes não podem praticar musculação por vários motivos, porém assim como qualquer indivíduo comum, que apresenta suas limitações, este grupo também está apto a realizar musculação, respeitando suas limitações e sempre realizando o treinamento acompanhado de um bom profissional da educação física, assim, não irá ter problema algum. 

Exercícios aeróbios emagrecem mais que a musculação?

Indivíduos que têm como objetivo o emagrecimento, geralmente optam pelos exercícios aeróbios ao invés da musculação, acreditando que este é mais eficaz para a perda de peso. No entanto, estudos recentes têm mostrado uma melhor resposta morfológica (diminuição de peso total, massa de gordura corporal e ganhos de massa muscular) quando se comparam a musculação e o treinamento aeróbio continuo de baixa e moderada intensidade. Isto se deve ao fato da musculação promover maiores alterações fisiológicas, como a elevação da temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão arterial, além de maior número de microlesões no tecido muscular e alterações hormonais em comparação aos treinos aeróbios convencionais.

Número elevado de repetições endurece e define seus músculos?

Muitos alunos dentro de uma academia ainda afirmam que quando se trata de treino de musculação com objetivos de aumento de tônus muscular, definição ou emagrecimento, deve-se realizar um número alto de repetições durante os exercícios de musculação. Isso é mito. O treinamento de musculação é relativamente dividido em 3 vertentes. Força Pura, Hipertrofia e Resistência Muscular Localizada. Cada treino apresenta suas características como Intensidade de trabalho muscular, número de repetições, tempo de intervalo entre as séries e velocidade de execução. Entretanto, todas as vertentes da musculação são capazes de melhorar seu tônus muscular, definição e emagrecimento, porém, esses fatores também são dependentes de uma alimentação balanceada.

Treinar com roupas excessivas emagrece?

Todos sabem que o exercício físico é fundamental para a redução da gordura corporal. Entretanto, ainda muitos alunos se exercitam com roupas excessivas com o objetivo de potencializar a perda de gordura. Esse tipo de estratégia deve ser evitada, pois pode gerar um processo de hipertermia (grande elevação da temperatura corporal), provocando grande desidratação, perda excessiva de eletrólitos (sais minerais responsáveis pela condução dos impulsos nervosos), diminuição do desempenho e não potencializando a “queima” de gordura corporal. Portanto, é recomendado o uso de roupas leves e confortáveis para treinar.

Academias bem estruturadas e com muitos aparelhos são mais eficientes?

Obviamente que uma boa estrutura em uma academia de musculação é o que muita gente procura nos dias de hoje. Entretanto, por mais estruturadas que as academias sejam, ainda sim, conseguimos manter bons resultados com pouca estrutura. Atualmente muitos indivíduos vêm aderindo a rotinas de treino em parques, condomínios e até mesmo em casa, tendo boa resposta em relação aos seus objetivos. O que se precisa para um bom resultado é de acompanhamento profissional, uma alimentação saudável e força de vontade.

Treinos em jejum potencializam a “queima” de gordura?

Treinos em jejum não potencializam a “queima” de gordura e, além disso, pode desencadear crises de hipoglicemia, tonturas, enjoos e até desmaio. Os nutrientes que compõem uma boa alimentação são essenciais para um bom desempenho atlético e melhora de composição corporal. Procure um bom nutricionista que seus resultados irão aparecer.

Verdade ou mito: “Não posso fazer musculação todos os dias”.

Mito. Na musculação adotamos algumas estratégias para elaborar treinos para indivíduos que vão frequentemente fazer musculação, tendo como principal foco a subdivisão e o tempo de recuperação que cada grupo muscular necessita. Portanto, a prescrição do treino tem de ser feita de maneira correta, além de fatores nutricionais e de recuperação serem também muito importantes.

Verdade ou mito: “Quanto mais tempo meu treino durar, melhor!”.

Este talvez seja um dos maiores erros cometidos por iniciantes da prática da musculação. Cada treino possui suas características e temos que ter o entendimento que “treinar mais não quer dizer que terá mais ganhos”, dessa forma, você não precisa sair carregado da academia para ficar satisfeito com seu treino do dia. Treine de maneira correta e eficiente, que os resultados irão aparecer.

 


Fotos: Ibraim Leão e Arquivo Revide

Compartilhar: