Bombeiros de Ribeirão Preto participam da campanha Bombeiro Sangue Bom 2022
Ponto de doações exclusivo para bombeiros foi montado na sede do 9º Grupamento, em Ribeirão Preto

Bombeiros de Ribeirão Preto participam da campanha Bombeiro Sangue Bom 2022

Campanha é realizada anualmente para reforçar estoques de bancos de sangue da região

O 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto realiza, neste mês de junho, mais uma edição da campanha "Bombeiro Sangue Bom". A iniciativa se estende até a quinta, dia 30, e mobiliza bombeiros de todo o estado de São Paulo para colaborar e reforçar os estoques dos bancos de sangue, afetados pela chegada do inverno.

 

Em Ribeirão Preto, a ação acontece nesta quarta-feira, 22, e continua até a sexta-feira, 24, em um ponto de coleta de sangue exclusivo para bombeiros na sede do 9º Grupamento, no Jardim Irajá, Zona Sul da cidade. Tradicionalmente, a campanha é realizada anualmente em julho, mas foi adiantada neste ano por conta dos estoques críticos dos bancos de sangue de São Paulo. "Incentivamos a doação dos bombeiros, tanto da ativa como os da inativa, e seus familiares. Tendo em vista que as doações diminuem nessa época, a campanha é fundamental", afirma a tenente Ana Carolina Oliveira Silva, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto.

 

Nos períodos de férias, em geral, o número de doadores de sangue cai consideravelmente, afetando os estoques dos hemocentros e a realização de procedimentos médicos que necessitem de sangue ou plasma.

 

Os doadores precisam ter entre 18 e 65 anos e estar em boas condições de saúde: ter, no mínimo, 50 quilos, estar bem descansados e alimentados e apresentar um documento original com foto. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Em caso de gripe ou resfriado, o candidato não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

 

Aqui em Ribeirão Preto, segundo dados atualizados nesta quarta-feira, 22, o Hemocentro de Ribeirão Preto está com estoque baixo nos tipos de sangue A-, O- e O+. Na cidade, o público em geral pode doar sangue na unidade Campus do Hemocentro e no Posto de Coleta que fica na Rua Quintino Bocaíuva nº 470, no Centro. Já no Banco de Sangue de Ribeirão, as doações podem ser feitas na Rua Quintino Bocaíuva nº 895.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: